Na manhã desta quinta-feira, 22, a animação e a alegria marcaram a caminhada do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Usuário Janser Carlos de Oliveira, em alusão ao Setembro Amarelo, campanha de valorização à vida. A caminhada foi realizada pela Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com o objetivo de chamar a atenção da população e ressaltar a importância do cuidado com a saúde mental.
Antes da caminhada, os usuários e trabalhadores do CAPS participaram de um aulão de aquecimento, realizado pelos professores da Academia da Saúde. Ao som de músicas atuais, a caminhada saiu do CAPS em direção a Clínica de Saúde da Família (CSF) Maria Helena, finalizando no ponto inicial. Além das músicas, os usuários também levaram cartazes com frases de incentivo, para destacar que existe uma rede de apoio e que ninguém está sozinho. A caminhada contou com total apoio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).
A caminhada é uma iniciativa da Coordenação, em parceria com as gerências dos Centros de Atenção Psicossocial. A coordenadora dos CAPS, Joelma Souza, destaca a felicidade em ver todos empenhados nas ações em alusão ao Setembro Amarelo. “É um mês muito importante, com ações necessárias para sensibilizar toda a população. Precisamos falar mais sobre o tema, desmistificar algumas ideias, e ressaltar para a sociedade a importância da vida. A caminhada foi linda, é muito bom ver que todos se dedicaram para poder realiza-lá”, disse a coordenadora.
O usuário do CAPS Janser Carlos de Oliveira, Venancio do Santos, ressalta a importância da campanha e o diferencial que o CAPS trouxe para a rotina dele. “Sou acompanhado pelo CAPS há cinco anos. O acolhimento que recebemos aqui é excelente, o que ajuda muito a me desenvolver. De zero a 10, a nota que eu dou para caminhada é 10, sem sombra de dúvidas, pois estamos no Setembro Amarelo, e é muito importante alertar as pessoas e reduzir os preconceitos que a população tem com os usuários do CAPS”, enfatiza Venancio dos Santos.