Os adolescentes inscritos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Complexo Taiçoca, retomaram as atividades presenciais esta semana, após dois anos de suspensão devido a pandemia. O SCFV é um dos serviços da Proteção Social Básica ofertado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e que tem o objetivo de prevenir situações de risco, por meio do desenvolvimento de potencialidades, assim como do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
Planejadas e executadas especificamente para o público entre 14 e 17 anos, as atividades estão sendo realizadas às terças e quartas-feiras, no Centro Social Miguel Mota, localizado no Porto Grande, na sede do município de Socorro. Os jovens contam com uma equipe de educadores sociais e oficineiros para a realização das tarefas. “A Assistência está reformando a antiga Tenda Cultural, no João Alves, para entregar aos jovens o novo Centro de Convivência da Criança e do Adolescente, mas, enquanto isso, nossos adolescentes realizarão as atividades no Centro Social do Porto Grande”, explica a secretária de Assistência Social, Michelle Marry.
Segundo a coordenadora do CRAS Professora Maria Luiza Dantas, Priscila Larry, a retomada do serviço é fruto do planejamento e da vontade da gestão em proporcionar aos usuários a construção e a reconstrução das próprias histórias e vivências individuais e coletivas. “Nós trabalhamos para fortalecer o vínculo, para que os jovens tenham vivência comunitária, porque nós trabalhamos com situações de risco e oportunizamos que os jovens tenham contato com oficinas e mantenham diálogos com temas atuais”, destaca.
Para a jovem de 17 anos, Yasmim Victória Nunes, o SCFV é algo novo, um espaço voltado para a troca de experiências entre os participantes, que está possibilitando novas experiências sociais. “Eu não conhecia o Serviço e estou surpresa com as coisas daqui, é aula de música, canto e tanta oficina que eu nem imaginava, acho que vou fazer amigos aqui e já está sendo uma maravilha”, descreve a adolescente.
Atualmente, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município de Socorro disponibiliza o transporte e o lanche para os usuários nos dias de oficina. Para aqueles que desejam participar do Serviço, a SMAS orienta que procurem o CRAS da localidade e realizem a inscrição.