Como forma de estimular os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que estudam principalmente no turno da noite, o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique, e o secretário de Educação, Wellington Mangueira, estão visitando todas as escolas em que ocorre a EJA. Na noite da segunda, 23, a escola Mariana Prado Vasconcelos, situada no Parque dos Faróis, recebeu os visitantes, que levaram palavras de incentivo aos estudantes.
“Gostaria de parabenizar a todos que estão aqui nesta noite. Sabemos que muitos de vocês trabalham durante todo o dia e ainda vêm para as aulas à noite. Mas é importante que vocês saibam que hoje em dia ninguém trabalha se não tiver estudo, e é nisso que a prefeitura está investindo, em educação. Valorizem a oportunidade que vocês estão tendo de recuperar o tempo perdido no estudo. Muitos gostariam de ter essa oportunidade, mas não têm”, aconselhou o prefeito Fábio Henrique.
O secretário Wellington Mangueira explica que o encontro com os estudantes tem o objetivo de levar um estímulo a eles para que não desistam de estudar. “Estamos trazendo os nossos pedagogos para esses encontros para, juntamente com os diretores e alunos, fortalecermos esta proposta que busca fazer com que o jovem em pouco tempo readquira a condição de ingressar no Ensino Médio e, em seguida, na universidade”, apontou.
A coordenadora da EJA em Socorro, Elisabeth Santana, destaca que a distribuição de fardamento para os alunos aparece como um estímulo. “Estamos aqui para seguir com vocês uma nova caminhada com a EJA, que é uma modalidade que resgata e inclui os estudantes que tiveram algum problema no ensino regular. Como o prefeito costuma dizer: ‘a maior obra que um governo pode fazer não é a obra física, mas a educação, que liberta, resgata e inclui’, e isso tem tudo a ver com a EJA”, disse aos alunos.
Para a dona de casa e estudante Analice Portírio Santos, mãe de quatro filhos, participar da EJA é buscar um futuro melhor para ela e para a família. “Acho importante procurar uma melhor condição de vida. Estou na fase final da EJA e também participo de cursos profissionalizantes aqui em Socorro para que possa ter chance de um bom emprego”, destacou a jovem.
EJA
A Educação de Jovens e Adultos em Nossa Senhora do Socorro ocorre em sete unidades de ensino espalhadas em todas as regiões do município para o Ensino Fundamental (1º ao 4º ano) e para o Ensino Médio (5º ao 8º ano). Para participar, o aluno deve ter mais de 15 anos e estar em defasagem em relação ao ensino regular.
Presenças
Prestigiaram o evento os secretários municipais Saulo Eloy (Saúde); Carlos Américo (Fazenda); e Juarina Lima (Chefe de Gabinete do Prefeito).