A 2ª edição do Prêmio Ipê Amarelo premiou professores, servidores e estagiários
A celebração alusiva ao Dia do Professor e ao Dia do Servidor Público foi realizada em uma noite bastante especial e o toque de elegância da 2ª edição do Prêmio Ipê Amarelo refletiu na alma daqueles que dedicam seu tempo e seu coração a profissões tão necessárias e nobres. A cerimônia, realizada pela Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), nesta segunda-feira, 24, no Teatro Atheneu, premiou, além dos professores, servidores e estagiários da Rede Municipal de Educação.
A premiação foi uma forma encontrada pela gestão municipal de reconhecer o trabalho que os profissionais vêm desenvolvendo em Socorro, sobretudo os desafios vencidos nos anos de pandemia, que teve como base colaborativa para a melhoria dos serviços prestados as ações implementadas pela rede e a valorização do servidor público.
Ao total, 141 profissionais da rede foram reconhecidos e homenageados. “É um momento de confraternização, onde nós nos reunimos para agradecer a cada um que faz parte do quadro da educação de Nossa Senhora do Socorro. São profissionais que diariamente contribuem para o desenvolvimento da educação, por isso merecem todo o reconhecimento do mundo. Sou muito grato a todos”, declarou o prefeito Padre Inaldo.
Para a secretária de Educação, Josevanda Mendonça Franco, o retorno da premiação após dois anos de interrupção, em virtude da pandemia, tem um viés ainda mais especial. “Esse ano nós estendemos o prêmio para outros servidores, não apenas para os professores, entendendo que eles também contribuíram muito para a superação nesse período tão difícil da pandemia. Então, hoje é dia de festa, nós estamos aqui para celebrar não apenas as conquistas e as vitórias, mas também de celebrar o trabalho deles”, disse.
Homenagens
A assessora pedagógica, Fabiana Araújo, explica que o processo de seleção dos homenageados ocorreu de forma democrática. “Nós encaminhamos um link para cada escola, onde cada profissional da Educação poderia escolher do seu segmento, aquele professor, estagiário ou servidor que na visão dele mereceu destaque”, explicou.
Pela primeira vez, o servidor Walterlin Pequeno da Escola Municipal Abelardo Pereira de Melo teve o seu trabalho reconhecido de uma maneira que ficará guardado por muito tempo em sua memória. “A gente trabalha com uma equipe muito boa, então não esperava. Esse reconhecimento é graças a esse trabalho que desenvolvo. Não tem como não ficar emocionado”, declarou.
Passada a fase mais crítica da pandemia, os profissionais respiram mais avaliados e voltaram à sala de aula com ainda mais vontade de exercer a profissão. O reconhecimento foi um acalento aos trabalhadores. “Realmente tivemos que nos reinventar durante a pandemia, principalmente nós que trabalhamos nas creches, mas conseguimos vencer todas as barreiras e agora estou grata em receber esse reconhecimento”, disse a professora Rosemary Santana da EMEI Creche Dom Hélder Pessoa Câmara.
Apresentações
Os homenageados e o público que foi prestigiar foram recepcionados pelo talento da cantora Patrícia Rocha. Já no palco do Atheneu, a abertura do prêmio foi abrilhantada pela assessora especial da Semed, Lilian Ramos, cantando o Pai Nosso, seguido da apresentação artística da professora do Programa Arte na Escola, Stephany Nascimento. Em celebração ao Dia da Sergipanidade, os alunos do Arte na Escola realizaram uma apresentação de encher os olhos, com a temática voltada para a história do povo sergipano. A noite foi encerrada com o forró tradicional de João da Passarada.
Além da premiação
O reconhecimento da gestão municipal vai além de premiações. Reajuste do piso salarial dos professores e na gratificação dos diretores, coordenadores pedagógicos e secretários das escolas municipais, e o pagamento da gratificação por titulação, por triênio, por regência de classe e por difícil acesso para os professores da rede, são algumas das formas que comprovam não apenas o compromisso e o respeito com os servidores, mas com a população do município, que passam a contar com profissionais motivados.