Com o objetivo de conscientizar e alertar as mulheres a respeito do câncer de mama e colo de útero, durante todo o mês de outubro, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou diversas ações em alusão ao Outubro Rosa. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) foram ornamentadas e os profissionais prepararam palestras educativas para reforçar a importância da prevenção e diagnóstico precoce. Durante as ações, também estavam disponíveis exame de lâmina, marcação de mamografia e testes rápidos para Sífilis, HIV e Hepatite B e C.
Além das Unidades de Saúde, o Programa Melhor em Casa, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), a Academia da Saúde e a Alta e Média Complexidade também realizaram atividades com o intuito de repassar informações sobre a doença, promover o autocuidado e incentivar a prática mensal do autoexame.
O coordenador da Atenção Básica, Izidério Souza, destaca a importância das ações. “Precisamos falar mais sobre o câncer de mama e de colo de útero. As pessoas precisam conhecer sobre a doença, os sinais e o tratamento para que a gente consiga aumentar as chances de cura. O diagnóstico precoce é fundamental. Por isso, trabalhamos para alertar como pode ser feito o autoexame, além da ida anual ao médico para realizar todos os exames de rotina”, disse o coordenador.