Com o objetivo de fortalecer a parceria desenvolvida entre a Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas) e a Central Integrada de Alternativas Penais (Ciap), representantes das duas entidades reuniram-se na manhã desta sexta-feira, 11, na sede da Smas. Na ocasião, foram discutidas ações socioeducativas, incluindo a Campanha Nacional do Novembro Azul.
A Ciap trabalha de forma integrada com o Sistema de Justiça e com a Rede de Proteção Social, tendo como meta a redução do encarceramento por meio do acompanhamento e fomento ao processo de responsabilização das pessoas em alternativas penais.
Já a Smas, busca garantir a proteção social aos cidadãos e com as parcerias é possível expandir os espaços de encontro e ação conjunta. “A Assitência, enquanto política pública, sempre trabalha em rede, então essa parceria com a Ciap é de grande importância, além deles produzirem dados que alimentam a nossa Vigilância Socioassistencial e que impulsionam nos nossos diagnósticos, eles têm ações importantíssimas”, destaca a secretária de Assistência Social, Michelle Marry.
Com o intuito de contribuir para a divulgação da campanha Novembro Azul, a Ciap realizará evento e estendeu o convite aos representantes da Smas. “A Central veio trazer o convite para a Assitência Social, que já é uma parceria, sobre o Novembro Azul, levando em consideração que cerca de 98% do público da Ciap é masculino, então a gente aproveita o momento para também fornecer informações”, ressalta o vice-diretor da Ciap, Valdemir dos Santos.
Também estiveram presentes na reunião, a secretária adjunta da Smas, Aída Almeida, a coordenadora da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (CMPPM), Lorenna Bastos, o assistente social, Lucas Oliver e a psicóloga, Ranikalle Barreto.