Graças a uma parceria da Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Irrigação e Pesca (SMAP), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SE), mais uma turma está capacitada para o mercado de trabalho. Desta vez, 18 alunos do curso de operador de retroescavadeira concluíram a jornada nesta sexta-feira, 25.
Os alunos tiveram aulas teóricas e as práticas ocorreram no pátio da Secretaria Municipal de Transporte (Setran) com as máquinas cedidas pelas Secretarias de Infraestrutura (Seminfra) e de Serviços Urbanos (Sesurb). As aulas foram comandadas pelo instrutor do SENAR, Antônio Jackson. “Buscamos trabalhar com os conceitos de segurança, manutenção e operação da máquina. A turma foi muito bem”, detalhou o professor.
“Essa é uma forma de profissionalizar nossa atividade, não só a agrícola como também a pecuária. Aqui tivemos produtores, pessoas que já tinham a prática, mas que nunca tiveram um acompanhamento profissional dentro de toda a metodologia para que eles já possam sair do curso tendo uma formação”, disse o secretário de Agricultura, David Fernandes.
Aos 58 anos, o produtor José Antônio não se limitou à idade. “Esse é um curso que está em alta, é o meu primeiro contato com a retroescavadeira, e tem muita relação com a agricultura, que é o meu ramo. Esse não é o primeiro, nem será o último curso que eu vou fazer”, informou.