Início Assistência Social Atividade educativa proporciona informação com inclusão social

Atividade educativa proporciona informação com inclusão social

46
0

Garantir inclusão social com cidadania é a base do atendimento prestado aos idosos de Nossa Senhora do Socorro. Com esse fim, nesta quarta-feira, 16, o Grupo de Convivência do conjunto João Alves participou da palestra com o tema ‘Prevenção de Acidentes Domésticos’. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Combate à Pobreza e do Trabalho, contou com a parceria da Universidade Tiradentes (Unit).

A palestra ministrada pelo grupo de estudantes do 8º período de Enfermagem da Unit, no salão de eventos da Paróquia São João Batista, abordou mudanças de atitudes em relação aos cuidados com o manuseio de utensílios doméstico, utilização de escadas, banheiros, entre outros. Ao final das atividades foi feito sorteio de brindes com pouco mais de 50 participantes da palestra.

Presente no encontro, Iranilde Alves dos Santos disse que as informações passadas pelas estudantes irão ajudá-la nas tarefas do lar. “Tudo que foi falado hoje serve de exemplo para a gente que não se preocupa em tomar alguns cuidados que evitam que a gente se machuque. Eu mesma nunca tinha pensado que no banheiro é importante que o piso seja antiderrapante”, afirmou.

“Através da realização de atividades educativas e de lazer a Secretaria de Assistência Social visa promover a integração entre os idosos e oferecer informações para que eles possam usar no cotidiano em casa e com os familiares”, destacou a coordenadora do Grupo de Idosos de Socorro, a psicóloga Isabel Cristina dos Santos.

A coordenadora também ressaltou a preocupação da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Sílvia Fontes, em garantir os direitos dos idosos na construção de políticas públicas que possam tornar a vida deles cada vez melhor. “As atividades realizadas com os  grupos de convivência atendem solicitação da secretária que nos pede atividades que busquem a inovação”, frisou Isabel.

Função

Os Grupos de Convivência de Idosos têm como objetivo compartilhar alegrias, tristezas e conhecimentos, trabalhar a autonomia e a independência, propiciando suporte emocional e motivador para essa etapa da vida. As atividades desenvolvidas nos grupos de convivência trabalham a autoestima e alegria dos idosos poderem estar com as outras pessoas em um espaço social, no qual podem realizar diversas atividades, além de desenvolver habilidades e fazer novas amizades.

COMPARTILHAR