Uma justa homenagem foi prestada na manhã desta quarta, 23, para todas as pessoas que diariamente dedicam seu tempo para manter o município de Nossa Senhora do Socorro limpo. Os garis, como são conhecidos os agentes de limpeza, participaram de um café da manhã oferecido no Ginásio do Sesi, no conjunto Marcos Freire I, em comemoração ao Dia do Gari, celebrado no último dia 16. O evento, realizado pela Torre Empreendimentos Rural e Construção, contou com a presença do prefeito Fábio Henrique e do deputado estadual Zé Franco.
Na oportunidade, o coral 'Encantos da Torre', formado pelos funcionários da empresa responsável pela limpeza e conservação das vias pública do município de Socorro, cantou diversas músicas, surpreendendo os presentes. Ainda no evento, foram sorteados diversos prêmios oferecidos pela empresa e pela comunidade, o que alegrou os agentes de limpeza.
Parabenizando a todos e destacando o importante trabalho dos agentes de limpeza, o prefeito Fábio Henrique ressaltou o reconhecimento da atividade pelos munícipes. “A população de Socorro, através de pesquisa, elegeu a limpeza pública como o melhor serviço oferecido pela Prefeitura de Socorro, graças à colaboração de todos vocês. Por outro lado, a população não tem colaborado com a limpeza da cidade, pois nesta semana fixamos algumas placas educativas em pontos de descarte irregular de lixo, e meia hora depois, os moradores colocaram o lixo em baixo da placa”, confidenciou o prefeito Fábio Henrique.
Saudando a todos os presentes, o deputado estadual Zé Franco exaltou o trabalho duro desempenhado pelos agentes de limpeza e que muita das vezes são discriminados pela sociedade. “Todos são iguais perante a Deus. Está é homenagem justa e descente a todos que indiretamente cuidam de nossa saúde ao manter a cidade limpa”, destacou o parlamentar ao parabenizar os garis, a Prefeitura de Socorro e a empresa Torre.
Há três anos trabalhando como motorista do caminhão de recolhimento, Marcelo Vieira da Silva aprovou a iniciativa da festa. “Tenho certeza que todos vão sair daqui satisfeitos em saber que a empresa e a população estão lembrando de todos nós. Esta homenagem é mais que justa porque saímos daqui com a autoestima elevada e temos mais fôlego de correr para manter a cidade cada vez mais limpa”, finalizou.
Para o presidente do Sindicato dos Garis do Estado de Sergipe (Sindigari), Renato Rodrigues Santos, a instituição possui cerca de 4.750 filiados. “Temos neste evento cerca de cem operários da limpeza que diariamente trabalham para manter a cidade sem lixo. Esta festa é válida, mas vemos que o Dia do Gari é todo dia”, ressaltou.
Dia do Gari
Comemorado na última quarta, 16, o Dia do Gari foi criado para homenagear as pessoas que recolhem os lixos das ruas, varrem as vias, praças e parques. O nome gari surgiu dedicado ao empresário francês Aleixo Gary que, em 1876, criou uma empresa para a prestação serviços de limpeza ao Ministério Imperial, na cidade do Rio de Janeiro. O contrato durou até 1892, quando o Governo criou a Superintendência de Limpeza Pública e Particular da Cidade para realizar os serviços, mas o nome de Gary já tinha ficado marcado na história.
Presenças
Participaram do evento os secretários municipais Virginia Rodrigues Cerveira (Governo); Marleide Araujo (Esporte); e Carlos Augusto Figueiredo (Limsurb), além dos vereadores Jairo Joaquim, Vagnerrogeris Lima, Jó do Sobrado, Maria da Taiçoca, Genilson Barreto e Aldon Oliveira.