Técnicas pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação participaram do Encontro de Formação do Projeto Trilhas que aconteceu nos últimos dias 23 e 24, no Aracaju Praia Hotel, localizada na capital sergipana. Na oportunidade, as técnicas pedagógicas puderam conhecer forma de estímulo à leitura nas escolas.
Elaborado a partir de uma iniciativa conjunta entre o Instituto Natura, o Ministério da Educação (MEC) e a Comunidade Educativa Cedac , o Projeto Trilhas é composto por diferentes materiais que visam criar oportunidades para que as crianças em processo de alfabetização tenham maior acesso à literatura infantil e, consequentemente, à cultura escrita.
As técnicas pedagógicas Márcia Virgínia de Andrade Santos Barreto, Iane Santos Menezes Barreto e Soraya Mineiro de Franca parabenizaram a iniciativa do Projeto Trilhas e destacaram a sua importância. "Um dos maiores legados que a escola pode deixar para o aluno é o interesse e a habilidade de ler e escrever. Tornar-se leitor não é apenas dominar os códigos, símbolos e regras da língua, mas ser capaz de compreender melhor a si e ao mundo, exercendo de forma plena a liberdade de existir”, afirmaram as participantes do encontro. Elas ainda ressaltaram que o município receberá dois kits de leitura com livros para professores e para as crianças com 6 anos.
Além das técnicas pedagógicas de Nossa Senhora do Socorro, representantes dos municípios de Aracaju, Pedrinhas, Ribeirópolis, Rosário, Nossa Senhora de Lourdes, Neópolis também participaram da formação que teve como coordenadora estadual, Maryjane da Silva.