Na última quinta-feira, dia 22, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da SecretariaMunicipal da Educação (Semed), realizou a Certificação da Equipe Gestora da Rede Municipal de Educação, no Centro Cultural Gilson Prado Barreto.
Na ocasião, estiveram presentes o Prefeito Padre Inaldo; a Deputada Estadual Carminha Paiva; o Vereador Franscisco Carlos (Chicão), representando a Câmara Municipal de Vereadores; a Secretária Municipal de Educação, Josevanda Mendonça Franco; o Coordenador do Curso e Assessor executivo da Semed, Pedro de Santana Santos; a Presidente do Conselho Municipal de Educação, Fabiana Araújo; a Presidente da Comissão Permanente de Avaliação da Gestão Escolar, Luciana Valente; os Diretores e Coordenadores da Rede que participaram do Curso de Gestão Escolar; além dos técnicos da Semed.
O Curso foi realizado após o processo eleitoral para escolha dos diretores escolares e coordenadores pedagógicos e teve como objetivo a capacitação dos professores para o conhecimento das ações no âmbito da gestão escolar.
Para o Prefeito Padre Inaldo, reconhecer a importância da gestão democrática é valorizar a escolha feita por toda a comunidade escolar. “Hoje é um dia especial onde queremos parabenizar todos os professores que fizeram o curso de gestão, uma maneira nova de se trabalhar nas nossas escolas. Na qual os pais, os alunos, os professores e os funcionários têm a participação de escolher o diretor, podendo esse diretor comprometer-se com a comunidade”, afirmou.
Para o Diretor da Escola Municipal Major João Teles, Itallo Rangell, o curso foi de grande importância para a formação dos professores, para validar a gestão democrática e se comprometer em utilizar os conhecimentos adquiridos em favor da sua escola. “Acredito que esse momento é de grande importância não só para quem está presente, mas para toda a comunidade local, porque evidencia todo trabalho que tem sido feito ao longo do ano. A certificação é a prova da capacitação dos diretores que estão trabalhando nas escolas e também dá importância a democracia dentro do ambiente escolar, até porque a comunidade escolar é composta não apenas pela direção, mas por professores, alunos e a comunidade de uma forma geral”, destacou.
A Secretária Municipal de Educação, Josevanda Mendonça Franco, ressaltou que foram feitas as entregas de dois certificados referentes aos anos de 2019 e 2022. “É uma responsabilidade da Semed oferecer aos nossos gestores todas as condições técnicas necessárias para o desenvolvimento do trabalho pedagógico e administrativo das rotinas de uma escola. Uma unidade de ensino é um equipamento extremamente complexo que precisa de pessoas capacitadas, qualificadas e habilitadas para o exercício, e exatamente por isso, temos o modelo de gestão democrática. Precisamos oferecer os subsídios necessários para que a gestão se materialize de forma qualificada a partir do trabalho dos profissionais da Educação que atuam no campo da gestão”, assegurou.