Dando continuidade ao projeto itinerante do Grupo de Tabagismo de Nossa Senhora do Socorro (GTABS), a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, na manhã desta quarta-feira, 25, mais uma Roda de Conversa com o tema ‘Viver sem cigarro – a decisão é sua’. O bate-papo foi realizado no Instituto Federal de Sergipe (IFS) Campus Socorro, localizado no conjunto Marcos Freire I, e reuniu fumantes ativos e passivos.
A Roda de Conversa é um projeto itinerante que funciona como mais uma porta de entrada para o GTABS. Semanalmente, todas às quartas-feiras, às 9h, o grupo realiza encontros no IFS com profissionais multidisciplinares, que oferecem assistência às pessoas que desejam parar de fumar, por meio de palestras e medicamentos. O grupo é aberto para toda a população.
A coordenadora do GTABS, Joseane Ribeiro, ressalta que após o início do projeto itinerante, o número de pessoas que fazem parte do grupo aumentou. “Por meio da busca ativa e da divulgação nos meios de comunicação, mais pessoas têm acesso ao trabalho do GTABS. No grupo, nós acolhemos as pessoas que desejam parar de fumar ou que convivem com fumantes, orientamos a respeito das consequências do fumo e servimos de apoio, disponibilizando tudo que é necessário para ajudar na luta contra o cigarro”, disse a coordenadora.
A costureira Roberta de Oliveira, 54 anos, participou pela primeira vez da Roda de Conversa. Desde os oito anos de idade ela foi fumante. Há três meses, Roberta parou de fumar e continua na luta para ficar longe do vício. “Comecei a fumar por ver meu pai fumando. Todas as vezes que ela jogava a bituca do cigarro, eu corria para pegar e fumar aquele resto. É muito importante para mim largar o cigarro, pois foi através dele que eu comecei a usar outras drogas. O GTABS será muito importante para mim nessa luta”, destaca Roberta Oliveira.