Prazo para ativação dos CEPs ocorrerá dentro de, aproximadamente, 10 dias, segundo os Correios
Na manhã desta sexta-feira, 27, os Correios em Sergipe entregou oficialmente ao município de Nossa Senhora do Socorro os Códigos de Endereço Postal (CEP) por logradouros e bairros. Dessa forma, Socorro deixará de ter um único CEP. A entrega ocorreu no Centro Administrativo da Prefeitura de Socorro e contou com a presença do Prefeito Padre Inaldo, da procuradora geral do município, Dra. Vivianne Sobral, do superintendente dos Correios em Sergipe, Rosinaldo Garcia, de secretários municipais, servidores dos Correios e do Setor de Tributos.
Para o prefeito Padre Inaldo, esse é um marco na história do município, já que Nossa Senhora do Socorro era um dos poucos municípios de grande porte no Brasil a ter um único CEP. “Nós estamos nessa luta de criação dos CEPs desde 2017 porque sei que esse era um dos sonhos da população. A criação dos CEPs por logradouros e bairros vai facilitar e muito os serviços de entregas de correspondências. Estou muito feliz por isso e principalmente porque tudo foi feito pelos nossos servidores e pelos técnicos dos Correios, então o sentimento hoje é de gratidão por fazer parte desse momento que vai ficar marcado na história de Nossa Senhora do Socorro”, declarou.
Nesta primeira etapa foram entregues aproximadamente 1.800 CEPs, mas a Prefeitura e os Correios não descartam a criação de novos CEPs, já que pode ocorrer alguma retificação ou inconsistência. Anselmo Galvão, Arquiteto e Urbanista da Secretaria de Planejamento e Orçamento Participativo (Seplan), que tem como secretário Francisco Nascimento, foi um dos técnicos envolvidos diretamente para a viabilidade da criação dos CEPs. “Foi um trabalho que não necessitou a criação de empresa para desenvolver, foi feito por técnicos da Prefeitura, o que é muito importante. Foram meses trabalhando diuturnamente, juntamente com Wallace da Secretaria da Fazenda, criando toda a metodologia de identificação dos eixos logradouros, do georreferenciamento, da identificação das leis, da extensão das ruas, enfim foi um trabalho todo técnico para entregar aos Correios e possibilitar que eles não tivessem tanta dificuldade para conseguir fazer a parte deles, que é a codificação”, detalhou.
De acordo com o superintendente dos Correios em Sergipe, Rosinaldo Garcia, dentro de, aproximadamente, 10 dias os CEPs estarão ativos e poderão ser consultados no site dos Correios (www.correios.com.br). Após o período de adaptação dos moradores, que será de 60 dias, o único CEP em vigor deixará de funcionar. “Socorro estava no nosso plano a um bom tempo e agora, nos últimos dois anos, a gente conseguiu fazer essa parceria com a Prefeitura que, prontamente, abraçou essa ideia, e hoje estamos finalizando para entregar a cidade codificada”, declarou.
Segundo o superintendente da SMTT de Socorro, Bruno Henrique, o órgão irá atuar para que placas com os CEPs de cada logradouro sejam confeccionadas e implantadas para que os próprios moradores possam se familiarizar com as mudanças, bem como facilitar o serviço de entrega de correspondências e do e-commerce.
“Hoje é um dia de muita alegria porque todos saem ganhando, principalmente os empresários e residentes. Só temos a agradecer ao prefeito por ter nos dado as condições de lutar pelos CEPs”, disse a secretária da Fazenda, Iraci Lima.
Também participaram do encontro o secretário de Governo, Renato Nogueira, o direitor de Tributos, Carlos Feitosa, o coordenador de Tributos, Jorge Vieira, o coordenador imobiliário do Tributos, Wallace Barreto, o fiscal de Tributos, Bruno Almeida, o subgerente de Planejamento dos Correios, Esmeraldo Victor, a gerente de operações dos Correios, Natália Alexsandro, e o técnico operacional dos Correios, Luciano Barros.