A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na manhã da última sexta-feira, dia 27, o lançamento do projeto Conectar-se para as escolas da Rede Municipal na qual os alunos apresentaram resultado inferior à média anual em 2022.
O objetivo do Conectar-se é assegurar os direitos dos educandos matriculados do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental, considerando os limites impostos pela pandemia do Novo Coronavírus, no que diz respeito as alternativas e as estratégias de recomposição das aprendizagens.
Na oportunidade, os diretores das escolas e os coordenadores pedagógicos esclareceram todas as dúvidas com relação ao projeto para que os alunos tenham a oportunidade de progredir no currículo escolar.
De acordo com a Assessora de Projetos Educacionais, Fabiana Araújo, a iniciativa surgiu a partir de análises com a Secretária, sendo apresentado e aprovado pelo Conselho Municipal de Educação de Nossa Senhora do Socorro (Comeso). “O nosso objetivo é transformar vidas, resgatando os estudantes que ficaram retidos no ano letivo de 2022, trabalhando em rede para ajudá-los”, ressalta.
“O saldo da reunião de apresentação do Projeto Conectar-se, com os Gestores Escolares, evidenciou a ampla aceitação da proposta de recomposição da aprendizagem apresentada pela Secretaria Municipal de Educação de Nossa Senhora do Socorro, por parte daqueles que são os agentes educacionais que estão diariamente inseridos na intensa e prazerosa dinâmica que contempla o fazer educação”, destaca o Coordenador do Núcleo de Alfabetização e Multiletramento da Semed, Anthony Fábio.
“No ano de 2022 retornamos definitivamente ao modelo presencial e por conta disso, evidentemente, o desgate e as perdas que os alunos sofreram durante os dois anos de pandemia, precisam ser considerados. Dessa forma, a necessidade de trabalharmos a recomposição da aprendizagem até o limite máximo, para que os nossos alunos obtenham aquilo que é mais significativo na escola, o sucesso”, assegura a Secretária Municipal de Educação, a Professora Josevanda Mendonça Franco.