A noite de 13 de junho, dia de Santo Antônio, foi de festa em duas comunidades do município de Nossa Senhora do Socorro, cujas capelas levam o nome do santo. No Parque dos Faróis, a festa em homenagem a Santo Antônio reuniu centenas de pessoas em uma procissão pelas ruas da localidade. Já na Taiçoca de Fora foi realizada uma missa ao padroeiro. Os secretários municipais Wellington Mangueira, da Educação; Eliel Felipe, de Obras; José Menezes, da Administração; Henrique Matos, da Comunicação, e Klewerton Siqueira, de Transportes, representando o prefeito Fábio Henrique, e o deputado José Franco prestigiaram os eventos.
A capela de Santo Antônio, no conjunto Parque dos Faróis, se preparou para festejar a data 13 de junho com uma procissão. Os fiéis se reuniram na igreja, que integra a Paróquia Menino Jesus, e saíram por algumas ruas da localidade com a imagem do santo, conduzidos pelo padre Joélio dos Santos. Após a procissão, foi celebrada a Santa Missa.
O padre explica que festejar Santo Antônio significa muito para os católicos brasileiros, porque seu trabalho está muito ligado à nossa realidade. “Santo Antônio foi um homem que levou a palavra de Deus aos locais mais remotos e conseguiu chegar, após a sua morte, à beatificação em 30 dias. Ele é o santo que dá comida, que fala com o Menino Jesus, que trabalha com os pobres”, explicou.
No Nordeste, Santo Antônio tem ainda uma devoção maior, ligada ao período junino, além de ser bastante procurado por mulheres que pretendem casar. “Ele tem outras denominações, como Santo Antônio dos pobres e casamenteiro, chegando a ser considerado o segundo santo mais popular do Brasil”, destacou padre Joélio.
A serviços gerais Maria de Lourdes Mendonça Santos não esconde a alegria em falar do padroeiro da capela da comunidade em que reside. “Gosto muito de participar das novenas de Santo Antônio, pois sempre sou atendida em meus pedidos. Sou devota de Santo Antônio e faço questão de agradecer todas as graças alcançadas, participando das missas e da procissão. Ele para mim é muito importante”, disse.
O secretário Wellington Mangueira, que, na oportunidade representou, juntamente com o secretário Eliel Felipe, o prefeito Fábio Henrique, ressaltou a importância de Santo Antônio para a igreja católica. “Atribuíram a ele a função de ser o protetor dos casamentos, da família. Ele é um santo querido não só no Brasil. Nós, como um povo colonizado por portugueses, adotamos a igreja católica como nossa linha de pensamento. Como participamos da cultura de Socorro, ficamos felizes que, além de comemorar o dia de Santo Antônio, a comunidade dedicou uma capela a ele”, apontou Wellington Mangueira.
Taiçoca de Fora
A festa a Santo Antônio também foi realizada com muita alegria na Taiçoca de Fora, onde muitos fiéis foram venerar o padroeiro da comunidade, que integra a Paróquia Sagrada Família, do Fernando Collor. De acordo com um dos organizadores da festa, Antônio Dantas, a fé no santo mobiliza a comunidade para a celebração. “Nós estamos em festa desde o dia 4, quando teve início a trezena de Santo Antônio. Todos os anos a gente faz uma grande festa. A imagem hoje está numa mesa com 300 pães e quatro velas, sem flores, que é para o povo apenas venerar o Santo Antônio”, explicou.
Durante todo o dia 13 de junho houve comemoração ao santo, com alvorada festiva, terço dos homens, sendo finalizada com a missa com bênção dos pães. “Além da mesma programação no domingo, às 10h, haverá missa solene com o padre Antônio da Cunha, de Itabaiana. E, às 16h, procissão acompanhada pela banda de música da Polícia Militar e benção do Santíssimo Sacramento com o padre Rogério. Esta é uma festa que chama toda a população para participar”, explicou Antônio Dantas.
A missa do dia 13 de junho foi celebrada pelo padre Ricardo Rezende, da Piabeta, convidado pela comunidade. “Celebrar a festa de Santo Antônio hoje aqui na Taiçoca é celebrar o dom da vida de cada morador e visitante”, indicou. Os secretários José Menezes, Henrique Matos, Rodrigo Paixão e Klewerton Siqueira e o deputado José Franco participaram da comemoração.