Início Educação Estudantes participam de Forró do Brasil Alfabetizado em Socorro

Estudantes participam de Forró do Brasil Alfabetizado em Socorro

58
0

Comida típica, exposição, quadrilha e muita animação com trio pé de serra marcaram o Forró do Brasil Alfabetizado em Nossa Senhora do Socorro. A festa foi realizada na noite desta quinta, 21, no ginásio do Sesi do conjunto Marcos Freire I. Na oportunidade, o secretário de Educação, Wellington Mangueira, representou o prefeito Fábio Henrique.

Coordenadores, professores, alunos e familiares participaram do encontro, que teve o objetivo de integrar os alunos do Programa Brasil Alfabetizado aos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), para que eles possam receber estímulos para dar prosseguimento aos estudos. Para o secretário Wellington Mangueira, a confraternização é o coroamento de um processo em que se busca fazer de Socorro um município sem analfabetos.

“Esse trabalho bem conduzido pela professora Isabel Ressurreição já congrega cerca de 1.300 pessoas. Com esse evento, buscamos estimular a autoestima dos estudantes, para que eles se sintam cidadãos. E esse é o papel da educação, fazendo ainda com que cada pessoa que não teve a oportunidade no tempo certo de aprender a ler e escrever possa também ter consciência da realidade que nos cerca, para a construção de um mundo mais digno”, apontou o secretário.

A gestora do Brasil Alfabetizado, pedagoga Isabel Ressurreição, lembra que esse é o segundo encontro do ano entre os estudantes do programa, mas o primeiro com os alunos da EJA. “O objetivo é integrar esses alunos com a EJA para que eles não parem os estudos nesse programa”, disse. Ela lembra que estão participando desse evento os alunos do Complexo Taiçoca – Fernando Collor, Marcos Freire I e II, Piabeta, Povoado São Braz, Volta da Pedra e João Alves. “Teremos um encontro no Parque dos Faróis somente com alunos de lá. Já tivemos no Porto Grande, com alunos da sede, sempre com o mesmo objetivo de integração”, destaca.

O aluno do EJA José Carlos Santos era só alegria durante a festa. “Soube na comunidade Volta da Pedra, onde moro, que teria o programa e quis logo participar. Está valendo muito o estudo. Mesmo trabalhando o dia inteiro, vou para a aula com muita alegria”, afirmou o estudante, que levou a família para a festa.

Animação

Além do colorido das bandeirolas e de uma bela mesa de comidas típicas, o ginásio do Sesi ficou enfeitado com estandes montados pelos professores e alunos do Brasil Alfabetizado. Com temas juninos, as exposições destacavam, entre outros assuntos, os 100 anos de Luiz Gonzaga. O Rei do Baião também foi homenageado por uma quadrilha formada por participantes do programa.

COMPARTILHAR