Na manhã de sábado, 21, a Secretaria Municipal de Educação realizou a aula inaugural do Programa de Capacitação para Gestores Escolares (Progestão). A aula, que aconteceu no Centro Cultural Gilson Prado Barreto, localizado na sede de Nossa Senhora do Socorro, contou com a presença de diretores, vice-diretores das escolas municipais e técnicos da secretaria.
O curso terá a duração de um ano, distribuído em 292 horas presenciais e a distância, e equivale ao início de uma pós-graduação, a qual poderá ser concluída em uma faculdade do estado de Sergipe. Os participantes vão estudar formas de como liderar o sistema educacional para a construção de um projeto de Gestão Democrática, focada no sucesso escolar dos alunos do município.
O secretário municipal de Educação de Socorro, Wellington Mangueira, destacou a importância do curso. "Este evento é mais uma promoção da Secretaria de Educação que vem seguindo a orientação do Ministério da Educação com a meta de melhor administrar as escolas do país no sentido de promever meios para que professores, pedagogos e diretores tenham consciência do processo administrativo para melhor servir a educação", disse.
"Outro fator positivo é que o curso é quase uma pós-graduação e todos que participam já sai com o caminho andado para concluir a pós em uma faculdade que o estado e município ainda vai definir. É isso que nós queremos, ver nossos professores cada vez mais capacitados dando uma educação de qualidade em nosso município", concluiu o secretário.
A coordenadora do programa em Socorro, Maria Edleide, explicou como é o processo do curso. "Hoje é apenas o marco zero do Progestão em nosso município, e ele vem atender os anseios de todos os gestores das escolas fazendo com que seja criada uma gestão compartilhada para a melhor conversação das comunidades internas e externas das escolas, por isso é de grande importância que todos os diretores e vice-diretores participem deste curso", destacou.
A diretora da Escola Municipal Nossa Senhora do Socorro, localizado no João Alves, Himpácia Gonçalves, declarou que o curso é uma ótima oportunidade de aperfeiçoamento das atividades diárias na sua escola. "Com esse curso eu e os outros diretores poderão responder melhor aos anseios da gestão democrática nas escolas. Vamos nos aproximar dos alunos e pais, compartilhando o que aprendemos aqui e dando uma melhor qualidade de ensino", disse.