A cidade de Nossa Senhora do Socorro atingiu a nota 4.0 e conquistou o segundo lugar na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em todo o estado de Sergipe. Por apenas um décimo de diferença em relação a Carmópolis, Socorro não assumiu o primeiro lugar. A conquista é resultado dos investimentos da Prefeitura de Socorro em projetos educacionais que visam favorecer cada vez mais os alunos da rede municipal de ensino. Das 29 escolas municipais de Socorro avaliadas, as três que atingiram as maiores notas foram a Manoel Cunha, localizado no Marcos Freire II, como nota 4.6; Eduardo Viana, na Taiçoca de Fora, com a nota 4.4; e José do Prado Franco, no Marcos Freire I, com 4.3.
O secretário de Educação Wellington Mangueira destacou a importância da conquista e os projetos da educação do município. “Estamos felizes por termos crescido nos últimos dois anos. Nossa prioridade é destacar e valorizar todos que fazem parte da educação desta cidade. Prova disso é que já contamos com a participação de 27 escolas no programa Mais Educação e em breve pretendemos estender para todas as escolas do município, para que os alunos estudem em tempo integral. Temos mais 19 escolas no projeto de Arte e Cultura e recentemente criamos a Escola de Pais, fazendo com que haja uma interação maior entre os pais e a escola”, informou.
Segundo o secretário, os destaques desta conquista são os professores, diretores, motoristas, merendeiras e principalmente os alunos da rede municipal de ensino. “Sem eles essa nota não seria alcançada, mas ainda não estamos no patamar que queremos. Vamos conquistar uma nota ainda maior no Ideb de 2013. Não tenho dúvida disso. Por isso vamos nos reunir e debatermos com os professores e diretores das escolas que tiveram uma nota menor para verificarmos o que podemos melhorar”, disse.
“Enquanto Sergipe não atingiu a meta esperada, Nossa Senhora do Socorro atingiu e isso mostra que estamos indo no caminho certo. Parabenizo a todos e quero ainda mais empenho de todos que fazem a educação de Socorro. Parabenizo também as cidades de Cedro de São João, Canindé de São Francisco e Divina Pastora por ter empatado com a gente e Carmópolis pelo primeiro lugar”, concluiu Wellington Mangueira.
O que é Ideb?
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e
frequente a sala de aula.
Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o Ideb da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação.
O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.