A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta quarta-feira, dia 17, uma formação para implementação do projeto-piloto de intervenção pedagógica baseado na Análise do Comportamento Aplicada (ABA), direcionado aos alunos da Educação Especial, nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) da Rede Municipal.
A formação tem como objetivo capacitar os profissionais, incluindo professores, coordenadores pedagógicos e demais envolvidos na educação das crianças nas EMEIs, abrangendo diversos aspectos, entre eles, capacitar acerca dos fundamentos da Ciência ABA; sobre as fases do desenvolvimento infantil, bem como o papel da estimulação precoce; aplicação do Inventário Portage, como forma de sondagem das habilidades dos alunos; entre outros.
“Nossa prioridade sempre foi garantir uma educação inclusiva, onde cada aluno tenha a oportunidade de desenvolver seu potencial máximo, independentemente de suas habilidades e necessidades individuais. E é exatamente isso que buscamos com a implementação desse projeto”, destaca a Assessora Técnica Pedagógica, Sandra Baldin.
Durante o treinamento, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a Análise do Comportamento Aplicada, compreendendo seus fundamentos teóricos e práticos, bem como desenvolver habilidades necessárias para aplicar estratégias de intervenção baseadas nessa abordagem.