Início Saúde Usuários do CAPS Infantojuvenil São Domingos Sávio representam o município de Socorro...

Usuários do CAPS Infantojuvenil São Domingos Sávio representam o município de Socorro no Festival Paralímpico

45
1

Com o objetivo de proporcionar interação e conhecimento sobre as modalidades esportivas, na manhã deste sábado, 20, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realizou mais uma edição do Festival Paralímpico. O evento aconteceu no Ginásio de Esportes da Universidade Federal de Sergipe (UFS), localizado em São Cristóvão, e reuniu cerca de 180 inscritos. Nesta edição, 40 usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantojuvenil São Domingos Sávio, localizado no Marcos Freire II, representaram o município de Nossa Senhora do Socorro no evento.

O Festival Paralímpico disponibilizou quatro modalidades esportivas, sendo elas: Badminton, Bocha, Judô e Atletismo, e teve como público-alvo as crianças e adolescentes com e sem deficiências. Todos os inscritos participaram de todas as modalidades.

Durante esses cinco anos, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), se colocou à disposição para prestar todo o apoio ao evento. Desta vez, uma ambulância do Serviço de Atendimento de Urgência (SAU) de Socorro ficou de prontidão durante todo o Festival. O secretário de Saúde, Enock Ribeiro, marcou presença no evento e reforçou a importância da socialização, interação e prática das atividades físicas, tanto para a saúde do corpo como da mente.

A educadora física do CAPS Infantojuvenil, Isabela Medeiros, também participa da comissão organizadora do Festival. Ela destaca a importância do evento. “É muito lindo ver o olhar das famílias identificando que as crianças também conseguem executar as modalidades. Eu como educadora me sinto feliz e realizada, pois também sou mãe, e a felicidade das famílias, é a minha felicidade. Além disso, o esporte em si traz uma série de benefícios, a exemplo da saúde, entendimento das regras e limites”, ressalta Isabela Medeiros.

O professor do Departamento de Educação Física da UFS e coordenador do Festival Paralímpico em Sergipe, Marcelo Haiachi, ressalta o objetivo do Festival. “O desafio é sempre mobilizar crianças com e sem deficiência, e os parceiros. O Festival tem o intuito de envolver todo o público, por isso, as atividades são bem simples e fáceis de serem desenvolvidas”, destaca o professor.

Vanessa de Jesus é mãe de Laura, Heloísa e Vinícius. Laura e Vinícius são usuários do CAPS Infantojuvenil e participaram do Festival. “Hoje me sinto muito acolhida, é uma sensação muito boa ver eles participando das modalidades e interagindo com outras crianças. As atividades do CAPS também são fundamentais para o desenvolvimento das crianças, eu percebi que depois que meus filhos passaram a ser acompanhados pelo CAPS, desenvolveram, fizeram mais amizades, conseguiram interagir. Também fico muito feliz, pois mesmo Heloísa não sendo autista, ela também pôde participar do Festival”, disse Vanessa de Jesus.

 

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Excelente Festival Paralimpico, onde as nossas crianças pode participar e vivenciar com alegria e bravura, vencendo todos os paradigmas e limites,nos fazendo compreender que não há limites para a realização dos seus sonhos, ou dos nossos sonhos.
    Amei 💗🤩

Comments are closed.