A Prefeitura de Socorro comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente com oficinas de reaproveitamento de material plástico, de reciclagem, de produção de mudas nativas e compostagem. A ação, realizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, aconteceu na unidade do Instituto Federal de Sergipe (IFS), em Socorro, e contou com a participação de aproximadamente 200 alunos do IFS, da Escola Municipal Honorina Costa e da Escola Estadual Agda Fontes.
Além das oficinas, os alunos também puderam conhecer um pouco do trabalho da Fundação Mamíferos Aquáticos, que apresentou o impacto do descarte irregular de lixo na vida marinha. Já o Colégio Amadeus, que também deu apoio à ação, abordou a importância do plantio de mudas nativas para o equilibrio do meio ambiente.
Este ano, o Dia Mundial do Meio Ambiente chamou a atenção para a poluição plástica. O Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil apontou que a geração de resíduos plásticos nas cidades brasileiras foi de 13,7 milhões de toneladas em 2022. Um dado alarmante que demonstra a necessidade urgente da cooperação de toda sociedade na diminuição de resíduos plásticos.
É em busca dessa mudança de comportamento que Samir Felipe, secretário de Meio Ambiental, almeja com a realização de atividades voltadas para a preservação ambiental. Inclusive, os alunos receberam do IFS uma garrafa para água. Uma forma de evitar o uso excessivo de copos descartáveis. “Não é só comemorar uma data, mas, sim, colocar em prática o que é preciso fazer para preservar o meio ambiente. O nosso desejo é que essas crianças e jovens, que hoje estão participando dessas oficinas, transmitam para outras pessoas os conhecimentos adquiridos nesta manhã”, disse Samir.