No último sábado, 03, aconteceu a abertura dos festejos juninos de Nossa Senhora do Socorro. O evento, que é uma realização da Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), aconteceu na sede do município, na área da praça Getúlio Vargas, e contou com a presença de milhares de pessoas.
Com o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar dos forrozeiros, assim como dos ambulantes e das equipes de plantão, foi posto em prática um plano tático e logístico organizado pela gestão municipal, em parceria com órgãos públicos e privados.
“Os festejos juninos do nosso município são espaços para a família, para amigos e para muita comemoração, então planejamos e trabalhamos para garantir o máximo de segurança para todos os foliões. Desde já, agradeço a todas as equipes envolvidas na organização da festa, porque nós sabemos que a segurança e a diversão de todos é o mais importante nessas noites”, disse o prefeito Padre Inaldo.
Durante a festa, mais de 200 agentes de segurança trabalharam nas rondas do perímetro dos festejos, que se estendeu da rótula na entrada da sede, até o Fórum Arthur Oscar de O. Déda. Entre os agentes, estavam inclusos Guardas Municipais, Policiais Militares e segurança privada.
Segundo o comandante da Guarda Municipal de Socorro, Evilásio Protásio, não houve nenhuma ocorrência de maior complexidade. “Nós registramos apenas uma condução por desacato e não foi registrada nenhuma apreensão de arma branca ou de fogo. Nosso trabalho é garantir que a diversão transcorra com paz e harmonia durante as festas no município e o nosso plano, ao lado da Polícia Militar e da segurança privada, foi seguido à risca e garantiu isso. Realizamos revistas nos pontos de acesso e abordagens dentro e fora do circuito. As equipes estarão de prontidão em todos os dias de festejos juninos aqui em Nossa Senhora do Socorro”, explicou o comandante Evilásio Protásio.
Para evitar congestionamentos e tumultos, 22 agentes de Trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Socorro atuaram antes, durante e depois do evento na orientação do percurso na região da sede do município. Equipes da Defesa Civil, em parceria com os Bombeiros Civis e Militares, garantiram a presença de 15 bombeiros e 5 agentes, que fizeram plantões em todos os pontos do evento. Um dos pontos fixos dos bombeiros foi o palco, onde as bandas utilizaram elementos pirotécnicos para animar o público.
“Durante os shows com efeitos pirotécnicos, nós limitamos o número de pessoas no palco e mantivemos um posto para atender a qualquer eventualidade. Não registramos nenhuma ocorrência durante toda a noite e a chave disso foi a atuação das equipes, por meio de rondas e orientações aos foliões”, relatou o coordenador da Defesa Civil Municipal, Kleber Lima.
O Conselho Tutelar de Nossa Senhora do Socorro atuou em regime de plantão durante a abertura dos festejos juninos do município. Os conselheiros desempenharam um papel importante na luta contra as diversas formas de exploração. “Os conselheiros estavam de prontidão para agir em possíveis casos onde os direitos fundamentais de crianças e adolescentes estivessem ameaçados e violados e, graças a essa atuação, ao longo da noite, não foram registradas nenhuma ocorrência”, explicou a secretária de Assistência Social, Aída Almeida.
A secretária finalizou acrescentando que “durante toda a programação municipal, os conselheiros atuarão nesse esquema de plantão e poderão ser facilmente identificados com os crachás. Reforçamos para os foliões que, caso presenciem alguma forma de violação dos direitos, reportem aos Conselheiros Tutelares”, finalizou Aída.
A Secretaria Municipal de Saúde esteve presente com o posto médico, garantindo atendimentos ambulatoriais e de urgência. Segundo o secretário de Saúde, Enock Ribeiro, foram realizados apenas cinco atendimentos no posto durante toda a festa. “As equipes da secretaria de Saúde estiveram de plantão com todo o material disponível para atendimento, desde médicos e ambulância até a Vigilância Sanitária”, detalhou o secretário.
A Secretaria de Saúde também realizou panfletagem com orientações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis e distribuição de 6 mil preservativos. Agentes da Vigilância Sanitária fizeram rondas entre as estruturas dos ambulantes para garantir a segurança e a procedência dos alimentos e bebidas.