Nesta terça-feira, dia 13, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou um importante evento para discutir e planejar ações na área da Educação. O Fórum Municipal de Educação (FME), realizado no Centro Cultural Gilson Prado Barreto, reuniu representantes de diversos segmentos da comunidade escolar e sociedade civil.
O evento teve como principal objetivo fortalecer o diálogo entre os diferentes atores envolvidos na Educação do Município, possibilitando a troca de ideias e experiências para o aprimoramento das políticas educacionais. Além disso, o FME teve como propósito a posse dos membros do Fórum, a aprovação do Regimento Interno e a realização de uma conferência especial com o tema “Participação Social: olhares e práticas na Educação”, ministrada pela Professora Maria José Guimarães Vieira.
Durante a cerimônia de posse dos membros do FME, foi ressaltada a importância da representatividade de cada segmento na construção de uma educação de qualidade. Dentre os membros empossados estavam professores, gestores escolares, pais de alunos, estudantes, representantes de entidades da sociedade civil e outros profissionais ligados à área educacional. A diversidade de perspectivas e experiências contribui para a formulação de políticas mais inclusivas e eficientes.
A aprovação do Regimento Interno do FME estabelece as diretrizes e o funcionamento do fórum. Com base em discussões e contribuições dos participantes, o documento final foi construído de forma colaborativa, garantindo a transparência e a legitimidade das ações a serem realizadas pelo fórum ao longo de sua atuação.
Após a posse e a aprovação do Regimento Interno, a conferência “Participação Social: olhares e práticas na Educação” foi conduzida pela Professora Maria José Guimarães Vieira. Com vasta experiência na área educacional, a palestrante abordou temas relevantes para a construção de uma educação participativa e transformadora. Foi uma oportunidade para refletir sobre o papel da participação social no processo educativo.
A Diretora da Escola Municipal Nossa Senhora de Lourdes, Tereza Regina, destacou que o FME apresentou informações importantes para todos. “É um conhecimento que levaremos para todos na nossa escola, com relação a gestão democrática, além de todos os assuntos abordados pela palestrante”.
Já a Diretora da Creche Irmã Dulce, Cícera Márcia, explicou que mais uma vez foi reforçado a importância do FME. “Aprendemos a necessidade de se traçar metas, foco e objetivos, algo extremamente fundamental para o desenvolvimento da Educação do nosso Município.”
O Diretor do Instituto Federal de Sergipe (Campus-Socorro), José Franco, que representou o segmento da instituições de ensino profissionalizante, destacou que pensando na importância do FME o IFS não poderia deixar de marcar presença e também apresentar a sua contribuição para a formação dos munícipes de Nossa Senhora do Socorro.
A Secretária Municipal de Educação, Josevanda Franco, afirmou que o FME é um momento muito significativo para a Educação de Nossa Senhora do Socorro. “É um espaço em que recebemos, tantos os agentes governamentais, bem como os operadores não-governamentais, os profissionais da educação e a sociedade civil. Um momento em que se discute o Plano Municipal de Educação, o atingimento das suas metas e a produção de um modelo educacional que possa atender a sociedade socorrense com qualidade e equidade”, assegura.