Início Assistência Social Socorro abre homenagens à padroeira com lavagem das escadarias

Socorro abre homenagens à padroeira com lavagem das escadarias

53
0

As comemorações a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira do município que leva o seu nome, foram iniciadas com muita alegria na manhã do sábado, dia 2. Com o foco no sincretismo religioso, a festa contou com a participação de representantes do candomblé e da umbanda, que seguiram em percurso da prainha do Porto Grande até a igreja matriz da cidade, onde ocorreu a lavagem das escadarias pelos babalorixás, ialorixás e filhos de santo. O prefeito Fábio Henrique, a primeira-dama Sílvia Fontes, o vice-prefeito Job Carvalho, o deputado Zé Franco, secretários municipais e vereadores participaram do cortejo.

O prefeito Fábio Henrique agradeceu a presença das autoridades e da comunidade no festejo que democratiza a fé no município e ressaltou que a cidade está em festa, reverenciando Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que representa Iemanjá nas religiões afro. "Hoje é o dia de nossa padroeira e temos a alegria de abrir o coração de nossa cidade para receber a todos, pois aqui todas as manifestações religiosas são respeitadas. O povo tem o direito de escolher a sua manifestação religiosa sem nenhum tipo de preconceito. Sejam todos bem-vindos. Quero agradecer de forma especial à primeira-dama, Sílvia Fontes, que muito trabalhou na organização deste evento, juntamente com a secretária da Cultura, Renata Braz", destacou.

 

Para Sílvia Fontes, é uma alegria participar da organização dessa manifestação religiosa que vem crescendo a cada ano. "A prefeitura faz questão de tomar a frente da organização desse cortejo, com a colaboração das secretarias de Ação Social, Cultura, Comunicação e Transporte, entre outras, pois a nossa intenção é fazer uma festa cada vez mais bonita para comemorar Iemanjá junto com as religiões afrodescendentes. Admiramos esse ritual e queremos enfatizar que respeitamos e valorizamos todas as crenças", aponta Sílvia.

 

O pai Jailson, representante do candomblé, lembra que a festa já é realizada há nove anos em Socorro, mas tem crescido bastante com o apoio da prefeitura."A lavagem das escadarias é a forma de unificarmos as religiões, demonstrando que acreditamos em um único Deus. Festejamos ainda Iemanjá, que é a mãe de todos os orixás", explica.

 

Ele conta que a participação dos centros de candomblé de Socorro tem sido bastante positiva. "Buscamos a cada ano mais fiéis para nos acompanhar, pois esse é um evento muito bonito. Após nos reunirmos no Porto Grande, onde fazemos as oferendas a Exu, que abre as estradas, saímos em percurso até a igreja matriz", diz.

 

Participação

 

Integrantes do Centro Espírita Maria da Paz, situado no Marcos Freire II, fizeram questão de participar pelo quarto ano do evento. "É muito importante que toda comunidade religiosa participe deste momento, porque nós estamos homenageando a mãe de todos os orixás, que é Iemanjá, muito importante no sincretismo. A gestão do município está de parabéns por nos oferecer esse apoio e a logística para que possamos homenagear a nossa mãe", indica a mãe Sílvia de Oxum.

 

O cortejo no município atrai também integrantes de centros de outras cidades sergipanas, a exemplo de Laranjeiras. "Este já é o segundo ano que participo desta festa aqui em Socorro e acho muito interessante a presença dos diversos centros, o que não vemos tão intensamente lá em Laranjeiras", aponta o pai Jorge. 

 

Presenças

 

Participaram do cortejo os vereadores Jó do Sobrado, Arisvaldo Rodrigues e Joel Fontes, além dos secretários municipais Klewerton Siqueira, de Transportes; Henrique Matos, da Comunicação; Thiago Santos, de Obras; Saulo Eloy, da Saúde; César, do Trabalho; Carlos Cunha, da Educação; Gledson Oliveira, do Planejamento; José Menezes, da Administração, e Juarina, secretária-chefe de gabinete.

COMPARTILHAR