Início Assistência Social Integrantes do Cras participam de palestra sobre violência contra as mulheres

Integrantes do Cras participam de palestra sobre violência contra as mulheres

47
0

 

Na tarde desta quinta-feira,14, as 30 integrantes do  grupo de mulheres e gestantes do Centro de Referência de Assistência Social – Cras – do Conjunto Jardim participaram de uma palestra sobre violência contra a mulher. A ideia do tema surgiu como forma de homenageá-las no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, 8 de março. 

 

A primeira lição que as convidadas receberam foi sobre os seus direitos que, segundo a Organização das Nações Unidas – ONU -, são 12. Ao aprender, entre outras coisas, que a liberdade, a segurança pessoal, a igualdade e o respeito devem ser corriqueiros em suas vidas, elas se sentem mais preparadas para enfrentar situações adversas. 

 

Foi justamente essa a mensagem que a palestrante Maria de Fátima Fontes, gerente de ações temáticas da Secretaria Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, deixou. “Viemos nessa tarde para esclarecer e tirar dúvidas sobre o tema da violência contra as mulheres. Queremos alertá-las sobre como agir em determinadas situações e, principalmente, sobre os seus diretos. Vamos falar sobre a Constituição brasileira, a igualdade de gêneros e principalmente sobre a Lei Maria da Penha”, disse.

 

Atividades como essas, além de promover o conhecimento geram interação dentre as frequentadoras do Cras. É o que explica Ingrid Mary Oliveira, psicóloga do Cras. “Essa é uma forma que encontramos de levar conhecimento a essas mulheres e de fazer com que elas estimulem a participação da comunidade nessas questões. Percebemos também que as nossas ações estimulam uma integração muito maior entre mãe e filho”, afirma Ingrid. 

 

Assim sendo, eventos como esses não são isolados. Eles acontecem pelo menos uma vez por semana, de acordo com coordenadora do Cras, Ana Cristina. “Sempre realizamos essas palestras e temos uma boa participação. Seja no grupo de idosos, mães, gestantes ou no Projovem a aceitação é muito boa”, diz ela.

 

Todos esses esforços têm surtido resultado. Há 3 anos integrando o grupo de mãe e gestantes, a dona de casa Maria Anita, aprova as atividades realizadas pelo Cras. “Sempre fiz questão de participar das palestras porque fico sabendo de muita coisa interessante. Hoje tirei muitas duvidas e fiquei por dentro de muita coisa sobre as políticas públicas para as mulheres”, declara entusiasmada. 

 

Após a palestra, as mulheres participaram de uma aula de artesanato. O trabalho manual aprendido também poderá ser aplicado para a geração de uma renda extra para as famílias. 

COMPARTILHAR