Na manhã desta quarta-feira, 10, os integrantes do Grupo de Idosos do Centro de Referência de Assistência Social – Cras -, do Conjunto Jardim, assistiram uma palestra sobre o trabalho que é desenvolvido pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas – Despertar, que fica localizado no Conjunto Marcos Freire I.
A psicóloga e coordenadora do Creas Despertar, Isabel Cristina, e a técnica Fabíola Ramos falaram sobre a abrangência e os serviços disponibilizados pelo Creas para toda a população de Nossa Senhora do Socorro. "Estamos trazendo mais informações, já que o Creas é destinado para famílias, crianças e adolescentes em situação de risco pessoal ou social decorrente da violação dos seus direitos, e o Centro está disponível para toda a população", lembrou Isabel.
As palestras realizadas no Cras acontecem às quartas-feiras pela manhã uma vez por mês e é uma iniciativa da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da secretária de Assistência Social e primeira-dama, Sílvia Fontes. No Conjunto Jardim, 65 idosos são atendidos. "Estamos apresentando ao grupo de convivência e fortalecimento do Cras, os serviços ofertados pela rede articulada da Assistência Social", explicou Ingrid Mary Santos, psicóloga e coordenadora do Grupo de Idosos do Cras.
Para Maria Pureza dos Santos, 65 anos, uma das primeiras integrantes do Cras do Jardim, as palestras realizadas no Centro se tornaram uma oportunidade ímpar na troca de conhecimentos. "Os idosos que estão aqui demonstram interesse em se desenvolver ainda mais. Na idade que estamos não podemos nos acomodar, por isso, essas palestras são importantíssimas", disse.
De acordo com Ana Cristina Batista Santos, coordenadora do Cras, as palestras são realizadas de acordo com a ocasião e disponibilidade de cada mês. "Em março, a nossa palestra foi voltada para a mulher. Neste mês, seguindo um encaminhamento dado pela primeira-dama Sílvia Fontes, estamos apresentando outros setores da Assistência Social", explicou.