Início Meio Ambiente Em pouco mais de 6 meses, cerca de 800 pneus já foram coletados...

Em pouco mais de 6 meses, cerca de 800 pneus já foram coletados pela Secretaria de Meio Ambiente

24
0

As enchentes e o aquecimento global são a prova viva de que a natureza tem dado resposta às investidas contra o meio ambiente. Todas essas problemáticas tem um agente causador: as ações do ser humano. Sabendo da urgente necessidade de construir pensamentos e ações sustentáveis, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), está promovendo ações de educação ambiental por meio de palestras e atividades educativas. 

Uma das iniciativas sustentáveis utilizada pela Semma foi iniciada em 2023. No mês de julho, a Secretaria aplicou um questionário em algumas borracharias a fim de alinhar informações sobre a destinação dos pneus e a responsabilidade compartilhada dos resíduos. Após a aplicação do questionário, a Semma verificou a dificuldade encontrada pelas borracharias na destinação do material, entrou em contato com a GST Transportes, empresa  localizada no bairro Parque dos Faróis, para firmar parceria a fim de dar a destinação ambientalmente correta aos pneus.

De posse desse questionário, técnicos da Semma passaram a realizar visitas em borracharias do município para realizar a coleta dos pneus inservíveis. Desde o início dessa atividade, foram recolhidos mais de 800 pneus. Caso algum estabelecimento queira destinar os pneus inservíveis, é só entrar em contato com a SEMMA pelo número (79) 99808-4628 ou via e-mail para o semmasocorrose@gmail.com

“Esse projeto dos pneus começou com a demanda de muitos pontos de lançamento de pneus inservíveis na natureza, nós da Semma construímos esse projeto e firmamos parceria com a GST que faz a destinação adequada. Então, nós vamos nas borracharias e em alguns pontos que o pessoal joga, nós fazemos a coleta e levamos para a empresa para que tenha a destinação correta. Essa atividade é fundamental porque retira um volume muito grande de resíduos e aplica a lei da logística reversa quanto aos pneus”, explicou o secretário da Semma, Samir Felipe. 

      

COMPARTILHAR