Com a chegada da Semana Santa, a comercialização dos pescados e dos chocolates aumenta. Para garantir a saúde e segurança alimentar de todos, é necessário que as pessoas que estão à procura desses alimentos, saibam identificar se estão em boa procedência, seguindo os protocolos de armazenamento e qualidade, a exemplo do prazo de validade e da coloração dos olhos do peixe, que precisa apresentar um aspecto brilhante. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Vigilância Sanitária Municipal (VISAM), realizou na manhã desta terça-feira, 26, a ação ‘Semana Santa com Saúde’.
A ação foi realizada em pontos estratégicos do comércio do município e consistiu em uma abordagem realizada pelos fiscais sanitários, que na oportunidade, entregaram panfletos informativos e deram orientações que irão auxiliar a população na hora de adquirir os alimentos. “Esse tipo de ação é uma forma de conscientizar a população sobre a compra, principalmente, dos pescados, que a maioria das vezes são comercializados em feiras livres, e é necessário uma maior atenção na hora de comprar, observar os pontos importantes, e assim, obter um bom alimento”, disse o fiscal sanitário, Sivanildo Silva.
A dona de casa, Maria de Fátima, estava passando perto de um supermercado quando foi surpreendida pela ação de conscientização e recebeu as orientações dos fiscais. “Acho muito importante, pois quanto mais a gente sabe, mais fácil fica no momento de verificar a procedência dos alimentos. Vai me ajudar muito na hora de fazer as compras para as refeições da sexta-feira Santa e o domingo de Páscoa”, destaca Maria de Fátima.