Início Saúde Secretaria Municipal de Saúde realiza 1ª Mostra de Saúde Bucal

Secretaria Municipal de Saúde realiza 1ª Mostra de Saúde Bucal

20
0

Diariamente, os profissionais de Odontologia do município de Nossa Senhora do Socorro desenvolvem ações com o objetivo de aprimorar e ofertar uma melhor assistência em saúde bucal para a população. Com o intuito de compartilhar essas ações, reunir a classe e estabelecer uma troca de experiências que irá proporcionar mais avanços para o município, na manhã desta terça-feira, 28, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou a 1ª Mostra de Saúde Bucal de Nossa Senhora do Socorro, que reuniu odontólogos, auxiliares de saúde bucal, estagiários, professores do curso de Odontologia e autoridades da área da Saúde, como: o secretário de Saúde, Enock Ribeiro, e a presidente do Conselho Regional de Odontologia, Ana Tereza Lima.

Durante o evento, 14 projetos foram apresentados. As apresentações foram avaliadas por três profissionais da área, que atuam nos municípios de Estância e Ribeirópolis, e estabeleceram pontuações de acordo com a aplicação do projeto no município e envolvimento com a odontologia e a população. Ao final, de acordo com o somatório dos pontos, três projetos foram classificados e os profissionais autores receberam brindes em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. Os trabalhos premiados foram: Fomentando a intersetorialidade com ações educativas em Saúde Bucal: Relato de Experiência, de autoria de Filipe Nunes; Diagnóstico e tratamento de lesões orais, de autoria de Alliny de Souza Bastos; e Visita odontológica domiciliar e sua importância na APS, de autoria de Danilo Mota de Jesus. Todos que apresentaram os trabalhos receberam certificado de participação.

O secretário de Saúde, Enock Ribeiro, participou e representou o prefeito Padre Inaldo na abertura do evento. Ele aproveitou o momento para destacar que toda a construção e desenvolvimento dos projetos só acontecem graças à união, interação e envolvimento entre a gestão, profissionais, professores e alunos. Ele agradeceu o engajamento de todos e colocou a Secretaria Municipal de Saúde à disposição para o crescimento e otimização da Rede de Saúde Bucal, para ofertar cada vez mais um melhor acolhimento, acompanhamento e atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde.

A coordenadora de Saúde Bucal, Heloísa Gois, destaca como foi tomada a iniciativa para a execução da 1ª Mostra de Saúde Bucal. “A gente percebeu, conversando com os profissionais de saúde bucal do município e com os estagiários, a partir da parceria que a SMS tem com a UFS e com a Unit, que estavam sendo desenvolvidos no município muitos projetos interessantes que deveriam ser divulgados. É uma gratificação muito grande para nós sermos o primeiro município do Estado a ter a iniciativa de apresentar trabalhos voltados para a Atenção à Saúde Bucal, pois sabemos que estamos construindo uma Rede de Atenção que precisa se fortalecer e mostrar que o SUS faz a diferença na vida dos pacientes, com muita resolutividade, e que nós podemos fazer belos trabalhos, mudando a realidade da vida das pessoas. Estou muito feliz com a adesão e participação dos colegas da Atenção Primária à Saúde, da Atenção Especializada, dos professores e estagiários das Universidades”, disse a coordenadora.

O professor da Unit, Filipe Nunes, conquistou o 1º lugar, através do projeto Fomentando a intersetorialidade com ações educativas em Saúde Bucal: Relato de Experiência. Ele destaca a sensação da construção do projeto e apresentação do trabalho. “O trabalho é fruto da participação dos estudantes na Rede Pública de Saúde, trazendo uma proposta de atendimento odontológico diferenciada, baseada no acolhimento, na humanização, na empatia, e no entender a realidade das pessoas, e os frutos vem acontecendo, resultado não só teórico, mas também prático, e que modifica a vidas pessoas, o que nos deixam felizes e motivados para seguirmos em frente”, ressalta o professor.

COMPARTILHAR