Durante o mês de maio, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho (Semtrab), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou o Projeto “Doe Oportunidades” nas escolas da Rede Municipal, direcionado aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo foi orientar os alunos sobre como se preparar para uma entrevista de trabalho, cadastrar os currículos dos estudantes no programa Jovem Aprendiz, e facilitar a inserção deles no mercado. Além disso, foram fornecidas informações sobre cursos profissionalizantes.
Para os alunos, o projeto representou uma oportunidade de aprendizado. “Eu nunca tive a oportunidade de fazer meu currículo e agora, sabendo as regras, vou ter a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho”, destacou a aluna Luiza, da Escola Municipal Mariana Prado Vasconcelos. A aluna Elizete também ressaltou os benefícios. ”Eu tirei todas as minhas dúvidas sobre uma entrevista de emprego e também sobre os cursos profissionalizantes.”
A Coordenadora da EJA na Semed, Claudia Campos, comentou sobre a importância do projeto. “A proposta pedagógica da EJA no mês de maio trabalhou o objetivo de desenvolvimento sustentável, “trabalho decente e crescimento econômico”. Dentro dessa perspectiva, de alinhar teoria e prática, trouxemos no mês do trabalhador, a oficina de currículo dentro do Projeto ‘Doe Oportunidades’. Isso possibilitou conhecimento, esperança, oportunidade e incentivo para nossos estudantes que almejam sua inserção no mercado de trabalho.”
A Secretária Municipal do Trabalho, Mônica Menezes, enfatizou a importância da parceria com a Semed. “Pudemos passar as informações do que a Semtrab pode oferecer para os estudantes, tanto como jovem aprendiz, primeiro emprego ou recolocação no mercado de trabalho, inserindo também nos cursos profissionalizantes.”
A Secretária Municipal de Educação, Josevanda Mendonça Franco, também destacou a relevância da iniciativa. ”O Projeto ‘Doe Oportunidades’ é uma demonstração clara do compromisso com a educação e o futuro dos nossos alunos. Ao proporcionar orientação e formação, estamos ampliando as perspectivas de carreira dos estudantes da EJA.”