Início Saúde Secretaria Municipal de Saúde realiza 2ª etapa da ação ‘Diabéticos’

Secretaria Municipal de Saúde realiza 2ª etapa da ação ‘Diabéticos’

13
0

Com o objetivo de intensificar os cuidados com a saúde dos pacientes diabéticos e diminuir o índice de pessoas com problemas renais que necessitam fazer diálise, na manhã deste sábado, 19, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Projeto Ser Med e com a Indústria Farmacêutica Bayer, realizou a segunda etapa da ação ‘Diabéticos’, no Centro de Especialidades José do Prado Franco, localizado no Bairro Fernando Collor. A ação ofertou exames de creatinina, urina, fundo de olho, aferição da pressão arterial e verificação da glicemia.

A primeira etapa da ação ocorreu no dia 1º, através de triagem e consulta realizadas pela médica nefrologista do município. Em média, cerca de 60 pacientes participaram deste momento. Além desses, mais pessoas diagnosticadas com diabetes foram selecionadas por meio da busca ativa realizada pelos profissionais da atenção primária.

A médica nefrologista do município, Susan Carvalho, explica o objetivo da ação. “O intuito principal é ofertar o diagnóstico precoce, tendo como público-alvo os pacientes diabéticos, porque no mundo essa é a principal doença que leva a pessoa a necessitar de diálise, e a doença renal crônica é silenciosa. Sendo assim, a ação foi pensada para realizar exames, descobrir alterações e intervir quanto antes”, ressalta a especialista.

A dona de casa, Vangilza Almeida, é moradora do Fernando Collor, acompanhada pela Unidade de Saúde da localidade, e participou da primeira e segunda etapa da ação. “Iniciei um acompanhamento no dia 1º e hoje vim para fazer exames específicos. Eu acho muito importante vir ao médico e hoje me arrependo de não ter começado a cuidar da saúde antes, pois se tivesse feito assim, teria evitado o desenvolvimento de muitas doenças, como a diabetes e a hipertensão. Gostei muito da ação, fui bem atendida”, ressalta a paciente.

Parceria

A ação contou com a parceria do Projeto Ser Med da Universidade Tiradentes, que disponibiliza estudantes de medicina e médicos egressos; e com a Indústria Farmacêutica Bayer, que oferece o Retinógrafo Portátil, o aparelho e as fitas para medir a creatinina, além dos laudos de enviados por e-mail ou número de telefone dos pacientes em até 48h após a realização do exame. “Para a Bayer é muito importante participar de ações como essa, pois é uma forma de promover educação em saúde, além de reafirmar o compromisso da empresa de trazer saúde para as pessoas e acesso para todos”, enfatiza o consultor de negócios da Bayer, Carlos Henrique Soares

O secretário de Saúde, Enock Ribeiro, destaca a importância da parceria. “É muito importante contar com o apoio de órgãos parceiros para diminuir cada vez mais a demanda de pacientes que necessitam de exames com especialistas como esses ofertados hoje”, disse o secretário.

 

COMPARTILHAR