Início Guarda Municipal Bem atrás de cidades da Grande Aracaju, Socorro aparece na 13ª colocação...

Bem atrás de cidades da Grande Aracaju, Socorro aparece na 13ª colocação no ranking de violência em Sergipe

65
0

 

No início do mês de julho foi divulgado o Mapa da Violência 2013 – Homicídios e Juventude no Brasil, através do levantamento realizado pelo professor Jaboco Waiselfisz, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, do Rio de Janeiro. E, apesar de Nossa Senhora do Socorro ser o segundo maior município de Sergipe em número de habitantes aparece na 13ª posição no ranking de violência no estado, atrás de cidades como Aracaju (6ª), São Cristóvão (2ª), Barra dos Coqueiros (3ª), Estância (11ª), Lagarto (7ª) e Itabaiana primeira colocada no ranking.

 

O Estudo foi realizado de 2009 a 2011 e a taxa de homicídios no Brasil hoje coloca o país em sétimo lugar entre aqueles onde mais se mata no mundo. São 27,1 mortes para cada 100 mil pessoas. Nossa Senhora do Socorro aparece 468ª posição no ranking nacional. Em 2010 foram 58 homicídios, em 2011 o número caiu para 49.

 

Segundo o estudo, as cidades que concentram a violência no Brasil são, em geral, novos polos de desenvolvimento, zonas de fronteira e do desmatamento amazônico, além de municípios com turismo predatório e currais políticos onde ainda impera a lógica clientelista.

 

Os dados mostram que Nossa Senhora do Socorro é uma cidade segura. Muito dessa tranquilidade se deve ao eficiente trabalho preventivo feito pela Guarda Municipal (GM) em parceria com a Polícia Militar de Sergipe. Atualmente, o efetivo do município da Guarda possui 147 homens que trabalham para preservar o patrimônio público e fazer a segurança dos moradores em eventos. 

 

O objetivo da GM é cuidar do patrimônio público e dar apoio nos eventos e serviços realizados no município para que tudo permaneça dentro da normalidade. No dia-a-dia a guarda também auxilia a Polícia Militar fazendo rondas na cidade, fiscalizando e apoiando a PM em Socorro. Todo esse trabalho tem tido consequências muito positivas que se refletem na integridade e segurança dos munícipes, o que assegura uma melhor qualidade de vida aos cidadãos socorrenses. 

 

Analisando os dados, o comandante da Guarda Municipal, Capitão Henrique Rocha se disse feliz com o resultado do estudo. Sobre o trabalho da GM, ele disse ter um cuidado todo especial com o patrimônio público de Socorro, município que possui mais de 100 prédios. “Também atuamos em casos de pequenos conflitos. Temos um grande apoio da PM que, em manifestações e eventos de grande porte cede homens da Choque e do 5º Batalhão”, declarou ele. 

COMPARTILHAR