Após alguns meses paralisada devido à resistência de moradores em desocupar as suas residências para que a construção do canal de esgotamento e da estação elevatória seguisse o seu curso normal, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro retomou, nesta semana, as obras de urbanização do conjunto Novo Horizonte para garantir as melhores condições para as famílias.
Na manhã desta quarta-feira, 21, as máquinas e os operários invadiram a localidade para realizar a limpeza da área, medição por topografia e construção da rede de drenagem de todo o conjunto. No local, os moradores ficavam atentos às dezenas de trabalhadores que esbanjavam vigor e se empenhavam ao máximo para acelerar os serviços.
Para acelerar ainda mais a obra, sete máquinas e sete caçambas estão sendo utilizadas. Na construção do canal e na limpeza dos entornos das bocas de lobos foram empregadas duas escavadeiras; na terraplanagem das ruas, quatro motoniveladoras (Patrol); e ainda uma máquina carregadeira para colocar os materiais recolhidos nas caçambas.
A obra
Para garantir a dignidade e a qualidade de vida para os moradores do loteamento Novo Horizonte, todas as 54 ruas do bairro serão pavimentadas, drenadas pluvialmente e iluminadas. Na obra, também estão previstos serviços de esgotamento sanitário, construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), uma escola e uma quadra poliesportiva dotada de todos os equipamentos. No total, serão executados aproximadamente 20 quilômetros de calçamento em todo o loteamento.
A avenida Novo Horizonte, a principal via de entrada e saída do conjunto, terá duas pistas feitas com malha asfáltica, além do canteiro e iluminação central que dará mais beleza ao local. Ainda na região, será construído um cinturão verde contornando todo o entorno da estrutura física do local. Tudo isso para evitar que novas ocupações irregulares surjam no bairro que será modelo para todo o estado de Sergipe.
Mais Benefícios
No final do projeto será feita a regularização fundiária da área e todos os moradores terão a escritura de seus imóveis. O terreno onde está situado o Novo Horizonte é de propriedade da Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (Codise) e foi doado à administração municipal para a implementação do projeto.
Recursos
Com um investimento de R$ 23 milhões, oriundos de uma parceria da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro com o Governo Federal, por meio do Programa Atendimento Habitacional Pró-Moradia e gerenciado pela CEF, a obra do Novo Horizonte mudará para melhor a vida de todos os moradores da região.
Entenda
Mesmo com a realização de várias reuniões entre o prefeito, o Ministério Público e os moradores, ainda 16 famílias resistiam em desocupar as residências para que a obra seguisse. Esse foi o motivo do atraso das obras. Nas reuniões, a Prefeitura de Socorro se comprometeu em pagar aluguel social durante todo o período de execução da obra e em doar uma casa no conjunto que será construído.