A tarde de hoje, sexta-feira, 23, foi de muita alegria para 60 socorrenses. Eles acabam de concluir um curso de dois meses que pode mudar o rumo das suas vidas. Todos agora têm diploma de auxiliar de cozinha e a oportunidade de abrir o seu próprio negócio ou ainda de procurar emprego na área. Tudo isso graças a uma iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Assistência Social, de realizar cursos profissionalizantes gratuitamente para a população.
“Se não fossem esses cursos promovidos pela Prefeitura eu não teria a oportunidade de ter uma profissão. Agora posso ter um trabalho com carteira assinada e proporcionar mais conforto aos meus filhos”, disse Gilvanete Nascimento. Ela e outros 19 formandos prepararam um almoço na Igreja católica localizada na Piabeta a fim de celebrar a conclusão do curso. Outro grupo resolveu se confraternizar em um salão de festas situado no bairro Siqueira Campos, em Aracaju.
Muitos dos formandos, assim como Gilvanete, já fizeram outros cursos anteriormente e não pretendem parar tão cedo. “Já fiz curso na área da saúde e de pedreiro, além do de auxiliar de cozinha. O que eu mais gostei foi esse último. Agora quero fazer o de cozinheira para me especializar”, garante ela.
Elogiando muito a organização do curso, Débora Regina já se prepara para sair em busca de emprego para colocar os conhecimentos adquiridos em prática. “O curso foi muito bom. Agradeço demais à Prefeitura por essa oportunidade. Não teria uma chance como essa se não fosse esse projeto”, afirmou ela revelando ter aprendido preparar três pratos diferentes por aula.
Qualificação
Para satisfação dessas duas socorrenses e a comunidade em geral a Secretaria de Assistência Social pretende continuar qualificando um número crescente de pessoas. “Somente esse ano já formamos 1160 socorrenses. A meta da secretária e primeira-dama Sílvia Fontes é qualificar 4850 até dezembro de 2013”, informa a assistente social Maria Isabel Modesto, coordenadora da Inclusão Produtiva.
Além dos cursos profissionalizantes, a Secretaria planeja promover ações para inserir os concludentes no mercado de trabalho, assim como a realização de cursos de empreendedorismo para que mais socorrenses possam abrir o seu próprio negócio.