Cerca de 20 socorrenses realizaram um almoço de confraternização na tarde desta segunda-feira, 26, no Centro de Referência de Assistência Social – Cras –, do Parque dos Faróis. O objetivo foi comemorar a conclusão de mais um curso profissionalizante realizado pela Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria de Assistência Social.
Durante 50 dias, eles participaram do curso de garçom e, a partir de agora, terão mais chances para disputar uma vaga no mercado de trabalho. O curso foi realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac – e teve 200 horas de carga horária. De acordo com a assistente social Maria Izabel Modesto, coordenadora da Inclusão Produtiva, os cursos são mais uma iniciativa da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Sílvia Fontes.
“A secretária e primeira-dama e o prefeito Fábio Henrique sempre recomendam que a gente busque de todas as formas a qualificação do povo de Socorro para que, cada vez mais, a população possa ter mais chances de conseguir emprego”, disse Izabel. Outro curso de garçom já havia sido encerrado no dia 07 de agosto e foi realizado um café da manhã para celebrar.
“Agradecemos a participação de todos eles, sem eles, o curso não existiria. E sem a iniciativa do prefeito Fábio Henrique e da primeira-dama Sílvia Fontes que nos dão total apoio”, disse Ana Paula Santos, coordenador do Cras do Parque dos Faróis. A instrutora do curso explicou que os alunos terão uma base para que possam desempenhar a função de garçom em qualquer empresa.
“Apresentamos a eles vários pontos como preparação e montagem de mesas, cursos de vinho, base de preparação de pratos. Agora, eles precisam continuar praticando, já quem tem a base”, disse Evanice Vieira de Melo, instrutora do Senac.
Para Franciel Bezerra da Costa, 19 anos, morador do Parque dos Faróis, a oportunidade de participar de um curso como este é importante para melhoria da mão de obra. “Já fazia alguns trabalhos como garçom e agora pude me aprimorar. Espero poder levar tudo que aprendi para o meu trabalho”, disse o rapaz.
Já Wilma da Costa, 43 anos, também moradora do Parque dos Faróis, explica que não perde um curso realizado pela Secretaria de Assistência Social. “Já fiz de vigia e porteiro, reparador predial, e outros, estou sempre em busca de qualificação e de uma oportunidade no mercado de trabalho”, disse. A adjunta da Inclusão Produtiva, Léa Loyola, funcionários do Senac e alguns moradores do Parque dos Farois participaram do evento.