Nossa Senhora do Socorro é destaque no site do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome sendo um dos municípios brasileiros a bater a meta de vagas preenchidas no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A meta do ministério é de 60%, mas Socorro já conseguiu preencher 80% das vagas em 2013.
Os cursos do Pronatec são ofertados pela Secretaria da Assistência Social e desenvolvidos pelo Senai e Senac, atendendo o público socorrense de 16 a 59 anos que faça parte do Bolsa Família, tenham o Número de Identificação Pessoal – NIS – e sejam alunos de Escola Pública que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio.
Alguns dos cursos que já foram ofertados pelo Pronatec em Socorro foram os de recepcionista, frentista, cabeleireiro, porteiro, vigia, promotor de venda, produtor de queijo; produtor de embutidos e defumados; padeiro confeiteiro; confeiteiro, costureiro; operador de máquinas de cortes de roupas; operador de computador e informática designer, entre outros.
A secretária da Assistência Social, Sílvia Fontes, destacou que o objetivo de Nossa Senhora do Socorro é sempre qualificar os jovens e adultos para conseguir uma vaga no mercado de trabalho. “Queremos que todos os socorrenses tenham oportunidade de ingressar no mercado de trabalho e para isso é necessário ter uma boa qualificação, portanto, vamos continuar investindo na qualidade dos cursos para facilitar o ingresso deles”.
Sílvia destacou ainda que fica muito feliz com o nome de Socorro aparecendo no site do Ministério. “Só esse ano já conseguimos bater a meta e isso é muito importante, mostra que estamos trabalhando em prol dos socorrenses. Não tenho dúvidas que vamos continuar batendo todas as metas”, concluiu.