A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria da Assistência Social de Nossa Senhora do Socorro e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas -, realizou, na manhã dessa sexta-feira, 25, mais um dia de oficinas e ensaios musicais com as mães, crianças e adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – Peti, na sede do Marcos Freire III.
A coordenadora do Peti do Marcos Freire e Oiteiros, Sheila Silva Protázio, explicou que, diariamente, eles têm atividades como oficinas de teatro, de dança, de música e hoje fizeram uma pequena apresentação para as mães e os colegas do Peti do Parque dos Faróis. As mães também participaram de uma oficina de pirulitos de chocolate.
Ivone Ferreira da Silva, mãe de duas crianças assistidas pelo Peti do Marcos Freire foi participar da oficina de chocolate. “Acho ótima a oportunidade de aprender a fazer qualquer coisa. Como gosto muito de culinária, principalmente de chocolate, foi muito bom ter vindo. Assim que sair do curso vou comprar o material para fazer em casa e ganhar um dinheirinho, até porque estou desempregada e precisando muito”, disse Ivone ansiosa.
A oficineira e artesã, Gildete Santos Souza, do Grupo de Convivência do Creas, foi a responsável pela oficina de pirulitos de chocolate. Ela trabalha nessa área há quase dez anos fazendo oficinas de chocolates, trufas, sucos e chás alternativos, flores de meia, aplique e pintura em tecidos, com os assistidos pelo Peti, grupo de mãe e idosos atendidos pelo Creas em todo o município.
“Me realizo com essas oficinas. Tenho prazer em passar o que aprendi e senti a felicidade deles no momento. Já fazia um trabalho com idosos quando a primeira dama e secretária de Assistência Social, Sílvia Fontes, me conheceu e convidou para trabalhar com eles no Creas e no Centro de Referência de Assistência Social – Cras ”, explicou Gildete agradecendo pela confiança e pela oportunidade de realizar um trabalho maravilhoso.
Música
Segundo a psicóloga e coordenadora da Proteção Social Especial do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas -, Laira Rolim, o grupo de flautista está ensaiando para se apresentar no III Encontro Cultural do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que será promovido pela Secretaria Estadual Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social – Seides -, onde todos os Creas e Cras poderão se apresentar. Na ocasião, serão escolhidos os melhores em várias áreas.
“Esse grupo de flautista do Peti vai se apresentar no evento e concorrer na área musical com a apresentação “Coração de Estudante, além disso, no dia 1º de novembro encerraremos as atividades do mês das crianças com as atividades desenvolvidas”, explica Laira.
As amigas, Alice França dos Santos, 10 anos, e Luciana Miranda Silva, 13 anos, ficaram emocionadas com a apresentação. Alice gostaria muito de participar, “mas não consigo decorar as notas musicais e terminei saindo do grupo, mas sempre fico emocionada com eles tocando”. Já Luciana, que faz parte do grupo de flautistas, há mais de seis anos diz que “é um sonho realizado. Gosto de tocar flauta e estou começando a tocar teclado. Gosto de fazer um pouco de cada ação do Peti”, disse Luciana enfatizando que “hoje não fica envergonhada como antes, já me acostumei com as apresentações”.