Na manhã desta sexta-feira, 29, representantes do Ministério da Cultura estiveram no Centro Cultural Gilson Prado Barreto, na Sede de Socorro, e fizeram a apresentação do edital da Funarte de ocupação dos CEUs – Centros de Artes e de Esportes Unificados.
O objetivo dos CEUs é integrar, em um mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras.
A gerente de Mobilização do Ministério da Cultura para Bahia e Sergipe, Cristina Llanos Cruz está em Sergipe desde o dia 27 de novembro. Durante o evento, ela explicou como funcionam os trabalhos nos CEUs e falou detalhadamente sobre o que prevê o edital para a ocupação do CEUs que em Nossa Senhora do Socorro será erguida no Conjunto Marcos Freire I.
“Esse edital é para pessoas jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos, de natureza cultural, tais como empresas de produções artísticas, companhias ou grupos de todo o Brasil”, explicou Cristina. Cada projeto de ocupação será realizado durante seis meses, sendo 250 municípios em todo o País e um único em Sergipe, em Nossa Senhora do Socorro.
A secretária de Cultura, Renata Braz, representou o prefeito Fábio Henrique durante a solenidade. “Gostaria de parabenizar e agradecer a presença de todos. Além disso, estamos muito felizes em poder receber Cristina aqui esses dias. Ela fez a visita ao local das obras”, disse. Na quinta-feira, 28, Renata juntamente com os secretários do Planejamento, Gledson Oliveira; e de Obras, Thiago Souza; estiveram com Cristina no Marcos Freire I.
O vereador Joel Fontes compareceu ao evento representando a Câmara de Vereadores. “Parabéns ao povo de Socorro, em especial aos jovens. Tudo que podemos fazer para o crescimento cultural está sendo feito pela nossa casa legislativa”, disse. Cristina destacou a riqueza cultural de Sergipe e Nossa Senhora do Socorro. “É importante chegar a uma cidade do interior, no menor Estado do País e ver tamanha riqueza tanto do Estado quanto do Município”, afirmou.
A Guarda Municipal e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito – SMTT – apoiaram o evento e enviaram agentes ao local. O Grupo de Capoeira Irmãos Unidos que tem à frente o professor Willames Barros, o mestre Caboclinho fizeram uma apresentação durante a solenidade.