Início Esporte e Lazer Prefeitura de Socorro apoia semana dedicada à capoeira

Prefeitura de Socorro apoia semana dedicada à capoeira

51
0

 

A prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer, Turismo e da Juventude, apoiou a Semana Municipal da Capoeira. O evento teve a abertura oficial realizada nessa sexta-feira, 29, no Sesi do conjunto Marcos Freire II, pela Liga Socorrense de Capoeira.

 

Desde 2012, o prefeito Fábio Henrique sancionou a Lei na qual marca o dia 30 de novembro como o Dia Municipal do Capoeirista, de autoria do então vereador Carlos Cunha, que hoje é secretário de Educação.

 

Fizeram parte da composição da mesa: representantes de órgãos públicos, dentre eles o secretário de Esporte, Eliel Felipe, o presidente da Liga e vários mestres da capoeira. “Hoje fazemos parte dessa abertura com palestras dos mestres da copeira que estão passando suas experiências aos mais jovens. Aqui, tem pais e filhos na prática do esporte, mostrando que não tem idade para participar. Sempre a prefeitura ajuda no que é possível nesses eventos que proporcionam interação entre os participantes e incentiva a prática do esporte”, falou Felipe.

 

A Liga Socorrense de Capoeira já tem seis grupos integrados e terá mais dois nos próximos dias, o que mostra que a equipe está fazendo um trabalho respeitável e com compromisso. Segundo o professor e presidente da Liga, Roberto Mangaliza, esse é o segundo ano que eles comemoram o Dia Municipal de Capoeira com a realização da Semana de Capoeira. “Estamos unidos para mostrar que a capoeira é coisa séria e que temos compromisso”, disse Roberto.

 

Capoeiristas

O estudante e capoerista, Carlos Vinícius Nascimento Melo, 12 anos, pratica o esporte há três anos. Ele mora na Piabeta e faz as aulas no Loteamento Cajueiro. “É uma atividade muito boa e que merece ter o apoio de todos. Gosto pelos exercícios, alguns fáceis outros difíceis, mas tenho me superado”, relatou Vinícius.

 

Já Liliane Artur de Jesus, 12 anos, mora no Marcos Freire II e também pratica o esporte no Loteamento Cajueiro, no Grupo Capoeiraça. “A capoeira é arte e cultura. Esse evento é bom para fazer uma interação com outros grupos. Ter um dia dedicado à capoeira nos dar incentivo e orgulho. Já pratico há dois anos”, lembrou Liliane.

 

Há um ano, o estudante Lucas Henrique Santos Mateus, 12 anos, morador do Jardim Mariana, começou a prática desse esporte. “Gosto muito e faz muito bem à nossa saúde. Quanto ao evento, é bom para conhecermos outros grupos e ouvir a experiência dos mestres, que estão há muitos anos na área”, relatou  Lucas.

 

Programação

Dentro da programação do evento, aconteceu neste sábado pela manhã um seminário na Embaixada das Artes; à tarde, o festival de música e a roda de Capoeira, na quadra de esporte do Sesi, fechando o Dia do Capoeirista. Já no domingo, o evento será encerrado com apresentações culturais de grupos socorrenses, como o grupo de percussão da Lavandeira, o grupo de Maculêlê do Marcos Freire II, apresentação de dança dos moradores do conjunto Albano Franco, entre outros.

COMPARTILHAR