A manhã desta quarta-feira,18, foi bem movimentada para 50 jovens que são atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, que atuam no antigo Pró-Jovem. Os adolescentes fizeram apresentações culturais para celebrar o que aprenderam durante todo o ano. O evento foi realizado no Cras Zilda Arns, no Fernando Collor.
As atividades são desenvolvidas pela Secretaria de Assistência Social, com o apoio da primeira-dama e secretária, Sílvia Fontes. Os jovens têm entre 15 a 17 anos e são atendidos nas unidades do Cras – Centro de Referência de Assistência Social – do Marcos Freire, Fernando Collor e Jardim.
A coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, Aricelma Paes de Mendonça Marques, explicou que a atividade foi uma espécie de workshop com os jovens. Ela disse ainda que foram desenvolvidos trabalhos com música, cartazes, teatro de fantoches e dança.
"Desenvolvemos um trabalho de forma diferenciada. Eles estão apresentando o que foi discutido em cada grupo e trocando experiência do que aprenderam durante todo o ano que se passou", explicou Aricelma. Os trabalhos foram desenvolvidos em torno do tema Juventude e Direitos Humanos, Esporte, Cultura, Meio Ambiente, Saúde e Trabalho.
Milena Alves, 15 anos, moradora do Conjunto João Alves, fez apresentação com teatro de fantoches e explicou um pouco sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. "Gostei muito da apresentação que fiz e pude aprender ainda mais", disse a menina.
Maria da Graça, 16 anos, que é atendida no Cras do Jardim, também fez apresentação de fantoche. "Falamos sobre uma criança que mora na rua e não tem família e sobre como o Cras pode ajudar", disse. A garota ainda fez uma apresentação de dança sobre a cultura negra no país.
Já Williames Souza, 16 anos, morador do Marcos Freire II, fez uma paródia sobre o Meio Ambiente e levou convidados para a apresentação. Na próxima segunda-feira, 23, será o encerramento dos trabalhos.