Com tema ‘Estatuto da Criança e Adolescente- ECA’, a Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria de Assistência Social, realizou o 4º Concurso Amigos da Leitura e do Desenho, na manhã do sábado, 21. A competição, que ocorreu no Centro Cultural Gilson Prado Barreto, é destinada a estudantes assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Peti – que atende as crianças do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Os vencedores de cada categoria receberam como prêmios notebook, tablet, celular e bicicletas. Sorteios de brindes também presentearam os presentes no evento.
Durante o evento, os alunos do Peti realizaram espetáculos de danças coreografadas e apresentações musicais com flauta. Ainda foram premiados em primeiro, segundo e terceiro lugar, nas categorias do 1º ao 5º ano do ensino fundamental menor e do 6º ao 9º ano do ensino fundamental maior, os estudantes que escreveram as melhores redações com o tema proposto.
“Esse é nosso quarto ano do concurso de leitura e acrescentamos o de desenho, com isso, contemplamos várias faixas etárias premiando também as crianças menores que ainda não tem toda capacidade de construção de texto, então com o desenho eles podem mostrar o que entenderam sobre o tema proposto, que esse ano foi o ECA. O mais importante é o incentivo à leitura e à escrita. A gente só consegue escrever bem se for um leitor. O nosso foco é a leitura”, destacou a secretária da Assistência Social Sílvia Fontes.
A coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Peti -, Adriana Gomes, falou sobre o evento. “O Objetivo da secretária Sílvia Fontes é de mobilizar e incentivar a leitura. Esse ano colocamos também o concurso de desenho valorizando a arte gráfica. Agradeço a colaboração da secretaria de Educação, que avaliou os textos e deu as notas. Hoje é dia de comemorar”.
O campeão da categoria ensino fundamental maior, Kleider Braga, agradeceu o incentivo ao aprendizado que o Peti oferece. “Quando comecei a ir ao Peti eles começaram a me incentivar a ler e escrever. Estou muito feliz com o resultado de todo esse trabalho, por eu ter vencido a competição. Esse prêmio só tem existência para mim por causa dos professores”.
Dona Luzicleide Souza é mãe do campeão Kleider. Emocionada, ela parabenizou o filho pela premiação e à Prefeitura pelo concurso. “É de consciência de toda sociedade que uma pessoa sem educação não consegue crescer na vida. Por isso, hoje estou muito feliz e emocionada de meu filho ter escrito um belo texto que garantiu a sua primeira colocação no concurso, mais o que acho mais legal é o incentivo que a prefeitura vem dando isso às crianças. Meu muito obrigado à Prefeitura”.