Por meio dos cursos ofertados pela Secretaria da Assistência Social, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, cerca de 60 alunos divididos em dois turnos estão aprendendo a ser auxiliar de garçom. O curso que faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, está acontecendo no Centro de Formação Leonel Brizola, no conjunto Fernando Collor.
O curso de auxiliar de garçom tem a carga horária de 200 horas/aula e está previsto para encerrar dia 27 de maio. "Trabalhamos com todas as técnicas de um garçom, da parte teórica a prática, de como lidar com o cliente e as adversidades que o dia a dia traz para os garçons. O profissional que sair daqui pode ter a certeza que estará pronto para trabalhar de um barzinho a um restaurante cinco estrelas", destacou a instrutora do curso, Evanice Melo.
A estudante Rosângela Santos participou do curso de auxiliar de cozinha e agora está tendo oportunidade de aprender mais sobre o curso de auxiliar de garçom. "É uma excelente oportunidade que a Secretaria da Assistência Social e o SENAC estão me dando. Depois que concluí o curso de auxiliar de cozinha percebi a necessidade ter o de auxiliar de garçom para complementar meu conhecimento e assim poder atender melhor os clientes".
Já Romualdo Carvalho declarou que a falta de profissionais qualificados no mercado o incentivou a fazer o curso. "Vejo por aí vários profissionais que não sabem atender o cliente, vender os produtos do estabelecimento em que trabalham. Por isso estou aqui, para aprender e poder fazer o melhor possível quando estiver no mercado de trabalho".