Início Assistência Social Prefeitura forma mais uma turma de garçom em Socorro

Prefeitura forma mais uma turma de garçom em Socorro

44
0


A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria de Assistência Social, forma mais uma turma de garçom no município. O curso faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), em parceria com o Serviço de Aprendizagem Comercial (Senac), e contribuiu para a aptidão do labor de 23 alunos. A solenidade de culminância aconteceu nessa quinta-feira, 15, no Centro de Formação Leonel Brizola, conjunto Fernando Collor.

Segundo Evanice Vieira de Melo, instrutora do Senac, a turma cumpriu a carga horária de 200 horas, o que significa o período de dois meses e meio. “A profissão de garçom é ampla e hoje em dia ganha muito. Durante o andamento do curso, os alunos aprenderam a parte técnica e as características da profissão como etiqueta, postura, tratamento com o cliente e, inclusive, cultura”, explica. A professora trabalhou como garçonete há 22 anos e possui formação de curso técnico de turismo. “Posso dizer que a profissão de garçom me proporcionou boas oportunidades na vida e desejo o mesmo para os meus alunos. Quero que eles aproveitem os trabalhos que aparecem”, conta.

Para seguir os ensinamentos da professora, o aluno Igor Vinicius de Carvalho está ansioso para pegar o diploma de conclusão. “Já trabalho na área de eventos tem um tempo e sabia de muita coisa do curso, porém, aprimorei as técnicas”, diz. Além do aprendizado, Igor já está com uma proposta de primeiro emprego para ser inserido no currículo. “Vou completar 18 anos e termino o curso. Já tem até um restaurante que está aguardando o período para fazer a contratação. Acabei o ensino médio e com esse emprego já posso planejar entrar na universidade no curso de enfermagem”, articula.

Assim como Igor, Janaína da Conceição Reis, 16 anos, quer uma oportunidade de primeiro emprego. “Como ainda não tenho idade suficiente para assinar carteira, posso entrar no mercado como jovem aprendiz. Após esse de garçom, vou procurar mais cursos para fazer”, declarou a estudante.

De acordo com a coordenadora dos cursos do Pronatec, Isabel Modesto, a Prefeitura de Socorro já formou cinco turmas de garçom, ou seja, totalizando 90 profissionais que podem estar atuando no mercado. Além desses, a administração municipal realiza o curso para vendedor, recepção de evento, agente de limpeza e conservação. “Vamos começar as primeiras turmas de merendeira, no conjunto João Alves, e de idioma espanhol, na Sede”, informou.

O cidadão interessado em fazer cursos do Pronatec deve realizar o preenchimento da ficha nas unidades credenciadas, munido da xerox dos documento RG e CPF, do cartão do Bolsa Família e comprovante de residência. A idade mínima é de 16 anos, sendo que neste caso deve ser apresentada, também, a xerox do RG e CPF do responsável. As inscrições são feitas na Secretaria da Assistência Social, localizada na Sede e nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) dos conjuntos Jardim, Parque dos Faróis, Fernando Collor e Marcos Freire I.

COMPARTILHAR