Na noite da última quarta-feira, 13, a Prefeitura de Socorro por meio da Secretaria Municipal de Planejamento – Seplan – realizou uma reunião com a comunidade do Marcos Freire I, no CRAS Profª Luizinha, com o objetivo de concluir a oficina de elaboração do Regimento Interno do Centro de Artes e Esportes Unificados – CEUs – que está sendo construído no conjunto.
A oficina atende a uma solicitação do Ministério da Cultura, que envia uma lista com todas as oficinas que devem ser realizadas com a comunidade até a inauguração do Centro de Artes e Esportes Unificados.
A reunião contou com a presença da assistente social da Seplan, Aricelma Mendonça, que estava representando o secretário Gledson Oliveira, além de vários representantes da comunidade do conjunto Marcos Freire I e do grupo gestor do CEUs. E foi conduzida pela coordenadora do processo de mobilização, Ana Flávia.
A oficina teve como objetivo formular regras para o Regimento Interno do CEUs, para que a comunidade possa atuar juntamente com o poder público na fiscalização, conservação e bom funcionamento do Centro.
Entre os pontos elaborados para o Regimento Interno estão direitos e deveres da comunidade, tais como: realização de assembleias gerais do grupo gestor; permitir e promover o acesso de outras comunidades ao CEUs do Marcos Freire I. Entre as proibições, o morador e integrante do grupo gestor Silvio Daniel dos Santos sugeriu que o espaço do CEUs somente poderá ser utilizado para eventos particulares mediante autorização e assinando termo de responsabilidade.
“O CEUs é para a comunidade. Caso tenha evento particular, precisamos ter essas obrigatoriedades para que a gente consiga manter o espaço sempre em boas condições e, caso aconteça alguma coisa, vamos ter como responsabilizar a pessoa que se comprometeu em devolver o espaço do jeito que encontrou”, ressaltou Silvio, que também teve o apoio dos demais representantes da comunidade.
A inauguração do Centro de Artes e Esportes Unificados está prevista para o próximo mês, mas ainda sem data definida. Antes da inauguração, ainda será realizada com a comunidade a oficina de Intervenção Artística.