A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria de Assistência Social, vai formar mais de dois mil alunos no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) até o final deste ano. Esse quantitativo é significativo, pois transforma diametralmente o cenário de trabalho e desenvolvimento econômico do município.
Com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, o Pronatec vem beneficiando cada vez mais a população de Socorro. Conforme aponta análises da gestão municipal, quem consegue concluir um curso técnico está mais propenso a enfrentar o mercado do trabalho com vantagens. “Temos o cadastro de empresas, indústrias que preferem um profissional qualificado em curso técnico e, principalmente, residente no município. Então, os socorrenses que têm qualificação estão com garantia de carteira assinada”, avalia Marcos Ressureição, coordenador do NAT de Socorro.
Contudo, os cursos do Pronatec também despertam o empreendedorismo inerente em todo sergipano. Capacitação em mestre de cerimonial, corte e costura, lingerie, roupas de banho, jeans, em doces, informática, por exemplo, contribui para quem quer ser patrão. Foi o caso do casal Bruno Luiz Souza Santos e Elaine Rocha dos Santos que abriu uma empresa de confecção. “Já tinha uma noção de como era feito um material gráfico. Mas, só com o Pronatec consegui aprimorar as técnicas. Hoje eu tenho uma pequena empresa que elabora material, confecciona e uma lan house”, conta Bruno.
Para dar apoio ao marido, Elaine Rocha costura roupas. “Não sabia fazer nada. E hoje, após concluir o curso de corte e costura, faço modelos e vendo. Como tenho parceria com meu marido, ele elabora o material gráfico e eu executo o que ele faz. Trabalhamos muito com fardas escolares”, relata a costureira que sobrevive de toda renda da empresa.
Além deles, Maria Eliene Henrique Santos Alves quer aproveitar o curso de confecção de jeans para contribuir com a renda. “Não tenho mais idade para trabalhar numa empresa. Mas, tenho energia necessária para ganhar meu dinheiro. Tenho esperança de consegui comprar minhas coisas com o dinheiro do meu trabalho. No começo foi difícil, só que hoje eu consigo colocar com facilidade o cós de uma calça”, mostra satisfeita sobre os últimos dias do curso.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Iara Maria de Oliveira, a iniciativa do programa mostra oportunidades aos jovens. “Qualificamos o cidadão e mostramos as oportunidades para seguir o caminho do bem, do trabalho e longe das drogas. Logicamente, que também temos um público específico de mulheres que querem ajudar o marido em casa. A Prefeitura investe cada vez mais nas qualificações e busca sempre novidades para atender o mercado”, diz.
Após perceber que os filhos estavam crescidos, Edriene Oliveira Barbosa viu no curso de lingerie do Pronatec a virada da sua vida. “Todos os cursos de costura que tem, eu busco fazer. Descobri habilidade na máquina e senti uma afeição maior na confecção de calcinhas e sutiãs. Com o dinheiro das minhas vendas, eu fiz uma sala, tipo atelier, no fundo de casa e agora tento comprar outra máquina para ajudar no acabamento das peças”, relata.
Novo curso
Ainda segundo a secretária Iara Maria, os técnicos municipais, responsáveis na inserção de novos cursos do Pronatec, anunciam a possibilidade de uma nova modalidade. “Acredito que será um dos mais disputados e o único no Estado. Uma vez que, traz oportunidade de trabalhar como autônomo. Vamos trazer o curso de aproveitamento de pneus. Na verdade, será uma prática de construção de puff. Em breve, estaremos anunciando o período de inscrição”, informa.