Início Assistência Social Alunos da rede municipal de Socorro apresentam espetáculo de dança no Teatro...

Alunos da rede municipal de Socorro apresentam espetáculo de dança no Teatro Tobias Barreto

46
0


Na noite desta terça-feira, 9, o Teatro Tobias Barreto foi palco de um belíssimo espetáculo promovido pela Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por intermédio da Secretaria de Educação, que envolveu mais de 800 alunos da rede municipal de ensino com muita dança, música e arte. A apresentação faz parte do Projeto de Prevenção à Violência e ao uso de drogas, desenvolvido por meio do Programa Arte na Escola, e já acontece há oito anos.

Este ano, o tema escolhido foi “Três Povos: Uma nação de aquarela”, que mostrou através de coreografias e muitas cores as origens do povo brasileiro, passando pelos índios, escravos, portugueses; as riquezas descobertas no Brasil, como pau-brasil, ouro e café; o período da independência, até chegar aos dias atuais.

Além disso, o espetáculo também focou na violência doméstica como explica a coordenadora do projeto, Anúbia Melo. “Nosso tema desse ano resgata um pouco da nossa história e aborda a questão da violência doméstica, numa tentativa de promover a reflexão, para que as pessoas pensem antes de tomar atitudes drásticas. Este projeto trabalha a dança de maneira pedagógica e artística trazendo um tema tão importante como esse para o palco. Graças a Deus, esse projeto é levado a sério, pois temos uma gestão que se preocupa com o social. Só temos a agradecer ao prefeito Fábio Henrique e ao secretário de Educação, Carlos Cunha, por todo o incentivo”, afirmou Anúbia.

Na plateia, lotada de pais, familiares e amigos dos alunos, também estava o prefeito Fábio Henrique ao lado da primeira-dama e deputada estadual eleita, Silvia Fontes e da filha, Daniela; o secretário de Educação, Carlos Cunha; o de Comunicação, Henrique Matos; o de Planejamento, Gledson Oliveira e a de Assistência Social, Iara Oliveira. Além do vereador Aldon.

“Um espetáculo como esse faz parte da política púbica do município. Esse projeto não é apenas de dança, é um projeto social que abre novos horizontes para centenas de jovens do nosso município. Foi na nossa gestão que conseguimos trazer o espetáculo para o Teatro Tobias Barreto. Estamos emocionados e muito felizes por ter nossos alunos, filhos da nossa terra, no maior palco de Sergipe. Estou muito feliz em poder viver esse momento e acho que eles merecem todo esse reconhecimento”, destacou o prefeito Fábio Henrique.

Devido ao crescimento do espetáculo, ao grande número de alunos participantes e para possibilitar que pais, familiares e amigos conseguissem assistir as apresentações, este ano o espetáculo foi dividido em dois dias. O segundo dia de apresentações ocorre nesta quarta-feira, 10, a partir das 19h no TTB.

De acordo o secretário de Educação, Carlos Cunha, o Programa Arte na Escola traz vários benefícios aos alunos. “A finalidade desse projeto é contribuir na aprendizagem dos alunos através da arte e da dança. É um programa pedagógico, que trabalha ainda mais a educação e disciplina os alunos. Este ano, temos cerca de 800 alunos envolvidos em dois dias de espetáculo abordando a questão da violência nas suas diferentes formas, que ocorre dentro da origem da miscigenação do povo”, ressaltou.

Emoção no palco

O espetáculo reuniu no Teatro Tobias Barreto, jovens e crianças de diferentes faixas etárias, moradoras das mais distintas comunidades. Parque dos Faróis, Santa Cecília, Complexo Taiçoca, conjunto João Alves, Tabocas, Porto Grande, Sede e Oiteiros tiveram representantes no maior palco da cultura sergipana.

Escolhida para interpretar a índia, uma das personagens principais, a jovem Carolaine Alves, moradora do Parque dos Faróis, não conseguiu segurar as lágrimas ao falar da emoção de participar pela quarta vez do projeto. “Para mim, a melhor coisa do ano é participar do espetáculo, pois é a hora que trazemos para o palco o que ensaiamos o ano todo. Hoje, não consigo mais imaginar minha vida sem esse projeto”, revelou.

Já Stephany Nascimento, também moradora do Parque dos Faróis e que interpretou a mestiça durante o espetáculo, falou da emoção em subir no palco. “Já é a quarta vez que me apresento, mas para mim sempre é uma emoção muito grande. Sair do Parque dos Faróis e poder subir no maior palco de Sergipe, representando a minha comunidade, é uma honra muito grande”, afirmou.

A aluna da Escola João Paulo II, Diane de Oliveira, moradora do Parque dos Faróis, também participa pela quarta vez e disse que não abre mão de participar. “Me sinto muito feliz em poder participar de um espetáculo como esse. Ensaiamos o ano todo, e quando está próximo temos ensaio até no fim de semana, mas faço questão de estar aqui todos os anos”, completou.

COMPARTILHAR