Na noite desta segunda-feira, 22, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria de Assistência Social e em parceria com o Instituto Federal de Sergipe – IFS – promoveu a Aula Inaugural do Programa Mulheres Mil. A aula ocorreu no auditório da Praça Cantor Rogério, no Marcos Freire I, e reuniu centenas de mulheres que serão beneficiadas pelo programa.
O Mulheres Mil é um programa do Governo Federal que tem como objetivo promover a formação profissional e tecnológica de mulheres desfavorecidas. A meta é garantir o acesso à educação profissional e à elevação da escolaridade, de acordo com as necessidades educacionais de cada comunidade e a vocação econômica das regiões.
Em Nossa Senhora do Socorro, 225 mulheres serão beneficiadas com vagas nos cursos de cabeleireiro; cozinheiro; manicure e pedicure; preparador de doces e conservas; e confecção de calcinhas sutiã e moda praia. De acordo com a coordenadora adjunta do Pronatec do IFS, Nara Souza, as aulas devem começar até o dia 10 de janeiro e vão contar com uma equipe multidisciplinar formada por supervisor, orientador pedagógico e apoio administrativo.
“O programa tem a proposta de inserir no mercado de trabalho mulheres em situação de vulnerabilidade social e que estejam com baixa escolaridade. E o nosso objetivo é fazer isso através da educação profissional, ofertando cursos para que essas mulheres se sintam mais preparadas”, destacou Nara Souza.
Para a secretária de Assistência Social, Iara Oliveira, o programa resgata a autoestima das mulheres. “Essa já e a segunda vez que estamos realizando esse projeto. Fizemos a primeira vez com as marisqueiras daqui do município e foi uma experiência maravilhosa. As mulheres que participaram naquela época conversaram comigo e revelaram que não eram mais as mesmas, que adquiriram uma autonomia para gerir a casa, se sentiam mais fortes e independentes. É muito gratificante poder contribuir com isso. Ainda mais, por saber que essa é uma preocupação do nosso prefeito Fábio Henrique, de capacitar essas mulheres para que tenham mais oportunidades de viver de uma forma digna”, ressaltou.
Entre as beneficiadas pelo programa, estará Reniralda Santos de Oliveira, 44 anos, moradora do Albano Franco. Ela revelou que se inscreveu no curso de cabeleireira para dar uma guinada na vida pessoal e profissional. “Antes de qualquer coisa busco uma melhora na minha autoestima. Além disso, minha independência financeira e um crescimento pessoal e profissionalmente, pois me acomodei depois que casei e tive filhos. Mas agora despertei e vi que não posso ficar no comodismo”, revelou.
Já Raquel Lima da Cruz, 26 anos, moradora da Piabeta, se inscreveu no curso de cabeleireiro com o objetivo de aperfeiçoar e profissionalizar algo que ela já faz. “Já trabalho nessa área e tenho um pequeno salão de beleza, e o que me motivou foi poder me qualificar para agradar ainda mais as minhas clientes. Pois essa profissão é o meu ganha-pão e preciso investir cada vez mais nisso”, afirmou.