Início Assistência Social Socorrenses tem excelência em atendimento pelos Cras do município

Socorrenses tem excelência em atendimento pelos Cras do município

47
0


Os quatro Centros de Referência de Assistência Social (Cras), localizados nos conjuntos Marcos Freire I, João Alves, Jardim e Parque dos Faróis, vem atendendo a toda população de Nossa Senhora do Socorro que necessita dos serviços da Prefeitura por meio da Secretaria de Assistência Social. Em 2014 mães, idosos, jovens e adultos participaram dos programas sociais dos Centros.

Alguns dos serviços ofertados pelos Cras do município são: o acolhimento dos usuários que procuram o serviço; atendimentos psicossociais; acompanhamentos e  encaminhamentos dos usuários e suas famílias para a inclusão em programas de transferência de renda.

Sem o Cras as famílias em situação de vulnerabilidade ou risco social não teriam acesso aos serviços públicos, como o programa social Bolsa Família. “O Cras é de extrema importância, pois é a porta de entrada para todos os programas sociais do governo federal, como o bolsa família, onde fazemos o acompanhamento do público assistido e fiscalizamos. O Cras também coordena o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)  para crianças, jovens, adultos e idosos”, informa a secretária da Assistência Social, Iara Maria de Oliveira.

“As potencialidades das famílias devem ser ponto de partida para a organização dos serviços de proteção básica de assistência social. Por este motivo temos os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que tem como objetivo prevenir possíveis situações de risco da população em geral, visando à melhoria da qualidade de vida”, completa Iara Maria.

Crianças e Jovens

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes de 6 a 14 anos, incorpora as atividades socioeducativas e de convivência do PETI, visa complementar as ações da família e da comunidade na proteção e no desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Durante o ano de 2014 foram realizadas oficinas de teatro, trabalhando por meio de esquetes teatrais, os valores educacionais, morais, culturais e sociais, despertando para o companheirismo e ações de solidariedade, descobrindo a Valorização das potencialidades individuais e coletivas, a valorização da família, comunidade e da escola.

O ProJovem Adolescente trabalhou a promoção do desenvolvimento social, intelectual e cultural, buscando assegurar um espaço de referência para o convívio em grupo; de relações de afetividade; solidariedade e respeito mútuo.

Adultos

Semanalmente os grupos de convivência de mulheres se reúnem com a finalidade de desenvolver, planejar e sistematizar ações de atenção às mulheres de forma a elevar a qualidade de vida e o bem-estar, promover a participação, convivência social, cidadania e a integração em grupo. “Durante os encontros realizamos palestras, socialização, buscando a valorização do ser humano e as questões emocionais. A cultura, lazer e as oficinas de arte também fazem parte deste projeto”, destacou a secretária Iara Maria.

Idosos

No Cras são oito grupos de idosos. Em 2014 eles participaram de palestras de orientação sobre o interesse do idoso, atividades recreativas, atividades físicas, passeios para Orla de Atalaia, Parque dos Cajueiros, Parque da Sementeira, Balneário de Itabaiana, Clube da Caixa, Teatro Tobias Barreto, além de dinâmicas, oficinas de artes, pintura, filmes, vivências grupais e confraternizações.

Onde encontrar um Cras

Quem quiser ou precisar de um dos serviço do Cras pode ir à sede de um dos quatros Centros localizados no município, no horário de 8h às 17h. Confira o local:

Cras Zilda Arns, Avenida I, Nº 120 Conjunto João Alves Filho;

Cras Professora Maria Luiza Dantas, Rua 17, s/n Praça da Cultura do Conjunto Marcos Freire I;

Cras Maria José Reis de Oliveira Ribeiro, Rua L1, nº 65 Conjunto Jardim I;

Cras Doutor Franklin de Oliveira Ribeiro, Rua 23, s/n Parque dos Faróis.

COMPARTILHAR