Estimular a promoção das Políticas Públicas voltadas para a criança e o adolescente. É com essa meta que a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio a da Secretaria Municipal de Ação Social, em parceria com a Casa dos Conselheiros Tutelares, promoveu, na manhã de hoje, 28, a 10º edição da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A ação aconteceu na praça Cantor Rogério, localizada no Marcos Freire I.
Com o tema “Políticas e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Criança e Adolescentes Fortalecendo os Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente”, a conferência reuniu conselheiros tutelares, educadores, jovens, além da sociedade em geral. Na ocasião, também foram debatidos os encaminhamentos e as soluções para os atuais problemas que afetam a infância e a adolescência.
“A conferência tem a finalidade de promover o alinhamento das estratégias que serão executadas nos próximos dez anos no tocante às políticas públicas voltadas para a criança e o adolescente. Todas as metas , discutidas neste momento, serão apresentadas novamente durante a conferência estadual e, posteriormente, realizada na nacional que será em Brasília”, explica a secretária de Ação Social, Iara Oliveira.
A comunidade pode contribuir durante a conferência no sentido de definir e encaminhar propostas para implantar ou implementar cada eixo temático. Para o jovem Wanderson Alves, é importante que os jovens participem de ações voltadas para a garantia de políticas públicas próprias para a criança e o adolescente. “É importante tomar conhecimento sobre as ações que já vem sendo realizadas e contribuir, através da minha opinião, para que os novos projetos sejam executados”, conta.
A conselheira tutelar, Ana Lúcia Barbosa alerta para vulnerabilidade da criança e do adolescente. “Desse modo, a ação visa atender os anseios deste público e garantir mais acessibilidade e assegurar os seus direitos”, finalizou.