Início Guarda Municipal Prefeitura investe na qualificação da Guarda Municipal

Prefeitura investe na qualificação da Guarda Municipal

64
0

 

Na manhã de hoje, 20, cerca de 40 agentes da Guarda Municipal de Nossa Senhora do Socorro participaram de um treinamento de aptidão física. A ação corresponde ao terceiro módulo da segunda turma do curso de formação profissional e visa o aprimoramento dos serviços prestados à população, assim como o fortalecimento da corporação. O treinamento aconteceu no campo de provas do 28º Batalhão de Caçadores (28º BC), localizado em Aracaju.

Todo o treinamento físico dos agentes de segurança aconteceu em forma de Pentatlo (prova atlética composta pelas provas de tiro, natação utilitária com obstáculos, corrida através do campo e em pista de obstáculos e lançamento de granadas). Considerada uma das provas mais completas no âmbito militar, ela tem como proposta examinar as mais variadas valências físicas, como força, explosão, resistência, habilidade dentre outras.

“Este circuito é utilizado pelos agentes de segurança, nas suas mais variadas esferas, a exemplo do treinamento para o combate. Com isso, visamos um melhor preparo do Guarda Municipal e garantimos um melhor preparo físico e psicológico para que lidem com as mais variadas situações do dia a dia. Também promovemos a melhoria da prestação do serviço e uma melhor proteção social”, destacou o comandante da Guarda Municipal de Socorro, Major Henrique.

 

Preparo

Todo esse esforço, aos olhos da corporação, é bastante válido, como afirma a agente Saray Duarte. Para ela, a exigência do treinamento físico comprova os constantes esforços da Prefeitura de Socorro em garantir mais qualidade nos serviços voltados para a segurança pública. “Com este curso me sinto mais preparada para atender as demandas e garantir o bem-estar da minha família e também da população socorrense em geral”, afirma.

Já o também agente, Jorge Santos, fala sobre os desafios do curso. “Aqui, nós encaramos as mais variadas situações. Corridas em terrenos irregulares e com vários obstáculos. Subida de salto em altura que se aproximam dos cinco metros. Tudo que está sendo realizado aqui,  prepara o físico e o psicológico”, disse.

 

Próxima fase

 

Na próxima semana, inicia-se a última fase do curso, na qual os agentes aprenderão o manuseio e a utilização correta das armas letais e não letais. “Este módulo é o que finaliza o curso de formação dos Guardas Municipais.  Ele apresenta uma maior carga horária e uma maior exigência do agente. Nossa meta é assegurar uma formação qualificada para garantir a proteção social dos socorrenses, visando sempre o bem-estar”, declarou Major Henrique.

 

Curso 

Com duração de 600 horas, ou seja, três meses, o curso de formação dos profissionais da Guarda Municipal tem a finalidade do aprimoramento dos serviços de segurança prestados à população socorrense. O curso é divido em quatro módulos, nos quais os profissionais aprendem noções de Direito, defesa civil, meio-ambiente e primeiros socorros, além do treinamento físico e o manuseio e utilização armas letais e não letais.

O curso será finalizado com um estágio supervisionado a ser realizado durante os dias nos quais acontecem o Forró Siri – 30 de maio, na sede do município, e de 26 a 29 de junho, no conjunto João Alves.“O estágio dos agentes de segurança de Socorro  acontecerá em parceria com a Polícia Federal (PF), que serão responsáveis pela supervisão. A ação tem como objetivo  avaliar cada integrante quanto à postura  adotada em eventos que atraem grande público e estimular a promoção da segurança social durante os dias de realização do evento”, finalizou Major Henrique. 

COMPARTILHAR